A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

28/11/2016 21:45

Justiça suspende nomeações feitas por prefeito em fim de mandato

Nyelder Rodrigues

Nomeações de servidores realizadas pela prefeitura de Nova Alvorada do Sul - cidade localizada a 120 km de Campo Grande - foram suspensas pela Justiça Estadual pois estão sendo feitas em fim de mandato, fora do prazo legal de 180 dias.

Veja Mais
Marido agride mulher com garrafada e se tranca em casa com medo da polícia
Domingo é de redação no segundo dia de prova do Enem em Paranaíba

A decisão é do juiz Jessé Cruciol Jr, após pedido realizado em ação popular impetrada por Rones Cézar Leal, questionando a situação. Em Nova Alvorada, o atual prefeito Juvenal Neto (PSDB) não foi reeleito.

Além da suspensão das nomeações realizadas dentro desse prazo de 180 antes do último dia de mandato, o juiz determinou que novos atos que aumentem a despesa com pessoal não sejam realizadas até o fim do ano.

De acordo com a ação popular, o Executivo efetuou despesas que elevaram a folha de pagamento acima dos limites fixados pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) ao nomear novos servidores e elaborar projetos de lei para aumento de carga horária dos servidores, cujos vencimentos passariam a ser pagos em dobro.

Além disso, o requerente afirma que o aumento da despesa com pessoal em final de mandato é vedado pela LRF, no artigo 21, parágrafo único, existindo então "ofensa ao preceito legal em questão", e consequente "lesão à moralidade administrativa".

Para o juiz, a presente determinação de suspensão do ato não impede nova nomeação dos aprovados em questão após o fim do período de vedação legal, sendo este a partir do primeiro dia do mandato posterior ao atual, observando-se as formalidades legais e a ordem crescente de aprovação.

"Defiro parcialmente o requerimento liminar para o fim de suspender os atos de nomeação de pessoal expedidos em até 180 dias do fim do atual mandato do executivo municipal de Nova Alvorada do Su", destaca o juiz na decisão.

Marido agride mulher com garrafada e se tranca em casa com medo da polícia
Mulher de 42 anos foi agredida pelo marido com uma garrafada no sábado (3), após ser vista conversando com as amigas em sua casa em Dourados, distant...
Domingo é de redação no segundo dia de prova do Enem em Paranaíba
Candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Paranaíba, distante 422 quilômetros de Campo Grande, fazem neste domingo (4) as provas de reda...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions