ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Interior

Lavagem de escadaria em Corumbá será feita novamente com Igreja fechada

Paula Vitorino | 28/12/2012 13:56
Lavagem da escadaria é realizada pelas religiões africanas. (Foto: Diário Online)
Lavagem da escadaria é realizada pelas religiões africanas. (Foto: Diário Online)

Pelo segundo ano, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária ficará fechada durante a celebração da lavagem da escadaria, realizada pelos seguidores das religiões umbanda e candomblé.

O ritual era realizado desde 2002, mas no ano passo uma orientação da Diocese passou a não permitir esse tipo de celebração em igrejas católicas da cidade. A lavagem era seguida de missa, com participação de representantes das religiões.

"Nada impede que promovam a lavagem da escadaria", disse o pároco Fábio Vieira, acrescentando que a decisão é diocesana.

No ano passado, a determinação chegou a provocar manifestações contrárias de seguidores umbandas e do candomblé, que não aprovaram a decisão da Igreja.

As celebrações das religiões africanas de fim de ano começam no sábado, 29 de dezembro. A partir das 19 horas, o Porto Geral sediará a quarta edição do “Ritmos do Atabaque”.

O evento reúne adeptos da umbanda e candomblé que, através do som do atabaque - instrumento de percussão utilizado nos espaços religiosos para realização de rituais - homenageiam suas entidades. (Com informações do Diário Online)

Nos siga no Google Notícias