A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

17/08/2011 22:06

Leão de zoológico desativado será “resgatado” no dia 2 de setembro

Paulo Fernandes
Antuak irá morar em uma espaço de 1.000 m² com duas leoas, no santuário Rancho dos Gnomos, em Cotia (SP) (Foto: IviNotícias)Antuak irá morar em uma espaço de 1.000 m² com duas leoas, no santuário Rancho dos Gnomos, em Cotia (SP) (Foto: IviNotícias)

Já está tudo certo para a viagem do leão Simba, que irá trocar as condições precárias do zoológico desativado de Ivinhema (a 290 km de Campo Grande, na Região Sudoeste de Mato Grosso do Sul) pelo santuário da ONG Rancho dos Gnomos, em Cotia (SP). O “resgate” está marcado para o dia 2 de setembro.

“Está tudo certo, tudo pronto para o resgate. Faltam apenas detalhes. O Ibama liberou o transporte. Saímos daqui no dia 1º de setembro. No dia 2, ele será transportado”, afirmou Marcos Pompeu, um dos fundadores do Rancho.

Ele explica que a mudança de endereço de Simba, que agora passará a se chamar Antuak, será possível graças a ajuda de várias pessoas e entidades, contando inclusive com uma campanha na mídia social Facebook, arrecadando dinheiro, e o compromisso da Prefeitura de Ivinhema de custear a manutenção do animal por dois anos no Rancho dos Gnomos.

O transporte será feito por via terrestre. O felino será levado em uma carreta transporte, içada por um caminhão guincho até a cidade do interior paulista. Uma equipe de veterinários e biólogos acompanhará o animal.

“Existe uma norma para o transporte por via aérea de que o animal precisa estar anestesiado, mas nós não queremos anestesiá-lo. Um especialista em anestesia irá acompanhá-lo só por precaução”, conta Marcos. O custo estimado do transporte não é revelado do Marcos.

Antuak passará a morar em uma espaço de 1.000 m² e terá a companhia de duas leoas. O Rancho dos Gnomos conta com 11 leões, um tigre e uma onça parda, além de veado, macacos e aves. O santuário não é aberto a visitação.

A manutenção do leão custa aproximadamente R$ 1.000 por mês, estima Marcos, incluindo gastos com alimentação, medicamentos e produtos de limpeza. O animal come 6 kg de carne por dia.

No Rancho dos Gnomos, os leões recebem frangos, víceras, complemento vitamínico e, acredite, erva cidreira. “Apesar de serem carnívoros, eles adoram ficar mascando a erva cidreira”, conta.

Órfãos
Plano de saúde que rejeitar ou dificultar a entrada de idosos, pessoas com deficiência ou com problemas de saúde será multado em R$ 50 mil. Súmula no...



Não tem zoôlógico ai em Campo Grande,pois ja é um estado rico,pois ja tem o Pantanal maravilhoso e ninguem pode copiar o Pantanal Sul matogrossense.
 
Lessandra da S . A Marques em 18/08/2011 11:26:36
pq não temos um zoologico aqui em campo grande -ms
 
roberto júnior em 18/08/2011 09:00:28
quem gosta de viver preso? nem homens e nem os animais com certeza.acho que nunca deveria existir zoologicos no mundo,ainda mais nos tempos modernos com recurso de cameras para fotografar e filmar os animais que poderiam ser filmados em seus habitats naturais sem precisr prende-los em jaulas nas cidades.
 
antonio luis em 18/08/2011 03:17:43
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions