ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Leão de zoológico desativado será “resgatado” no dia 2 de setembro

Paulo Fernandes | 17/08/2011 22:06
Antuak irá morar em uma espaço de 1.000 m² com duas leoas, no santuário Rancho dos Gnomos, em Cotia (SP) (Foto: IviNotícias)
Antuak irá morar em uma espaço de 1.000 m² com duas leoas, no santuário Rancho dos Gnomos, em Cotia (SP) (Foto: IviNotícias)

Já está tudo certo para a viagem do leão Simba, que irá trocar as condições precárias do zoológico desativado de Ivinhema (a 290 km de Campo Grande, na Região Sudoeste de Mato Grosso do Sul) pelo santuário da ONG Rancho dos Gnomos, em Cotia (SP). O “resgate” está marcado para o dia 2 de setembro.

“Está tudo certo, tudo pronto para o resgate. Faltam apenas detalhes. O Ibama liberou o transporte. Saímos daqui no dia 1º de setembro. No dia 2, ele será transportado”, afirmou Marcos Pompeu, um dos fundadores do Rancho.

Ele explica que a mudança de endereço de Simba, que agora passará a se chamar Antuak, será possível graças a ajuda de várias pessoas e entidades, contando inclusive com uma campanha na mídia social Facebook, arrecadando dinheiro, e o compromisso da Prefeitura de Ivinhema de custear a manutenção do animal por dois anos no Rancho dos Gnomos.

O transporte será feito por via terrestre. O felino será levado em uma carreta transporte, içada por um caminhão guincho até a cidade do interior paulista. Uma equipe de veterinários e biólogos acompanhará o animal.

“Existe uma norma para o transporte por via aérea de que o animal precisa estar anestesiado, mas nós não queremos anestesiá-lo. Um especialista em anestesia irá acompanhá-lo só por precaução”, conta Marcos. O custo estimado do transporte não é revelado do Marcos.

Antuak passará a morar em uma espaço de 1.000 m² e terá a companhia de duas leoas. O Rancho dos Gnomos conta com 11 leões, um tigre e uma onça parda, além de veado, macacos e aves. O santuário não é aberto a visitação.

A manutenção do leão custa aproximadamente R$ 1.000 por mês, estima Marcos, incluindo gastos com alimentação, medicamentos e produtos de limpeza. O animal come 6 kg de carne por dia.

No Rancho dos Gnomos, os leões recebem frangos, víceras, complemento vitamínico e, acredite, erva cidreira. “Apesar de serem carnívoros, eles adoram ficar mascando a erva cidreira”, conta.

Nos siga no Google Notícias