ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Lideranças indígenas vão acompanhar trabalho da Polícia Militar em aldeias

Comandante da PM voltou a se reunir com comunidade indígena para falar sobre rondas, que serão iniciadas na tarde desta segunda

Helio de Freitas, de Dourados | 14/09/2015 14:37
Comandantes da PM reunidos com lideranças das aldeias de Dourados; policiamento começa hoje (Foto: Divulgação/PM)
Comandantes da PM reunidos com lideranças das aldeias de Dourados; policiamento começa hoje (Foto: Divulgação/PM)

A Polícia Militar inicia na tarde desta segunda-feira (14) as rondas nas aldeias Jaguapiru e Bororó, que formam a reserva indígena de Dourados, município a 233 km de Campo Grande. Segundo o comando da PM, o policiamento será feito de forma ostensiva, diuturnamente, para tentar coibir os atos de violência, furtos, roubos e tráfico de drogas na reserva mais populosa do país, onde moram pelo menos 15 mil índios das etnias guarani-kaiowá e terena.

Na manhã desta segunda-feira, o comandante do 3ª Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Silva, e outros oficiais do setor operacional, se reuniram com representantes indígenas para falar sobre o trabalho, que vai substituir a segurança feita até recentemente pela Força Nacional, deslocada há duas semanas para o município de Antonio João.

Ao Campo Grande News, Carlos Silva disse que o trabalho da PM nas aldeias será feito com acompanhamentos das lideranças internas, para diminuir o risco de resistência por parte dos moradores. “Vamos trabalhar em parceria e as lideranças vão indicar as necessidades, até que possamos retomar o espaço adquirindo a confiança da população indígena”.

Após protesto – O trabalho da Polícia Militar nas aldeias de Dourados começa menos de uma semana após o protesto feito por cerca de 300 pessoas, na quarta-feira (9). Os moradores da reserva chegaram a bloquear a MS-156 por alguns minutos e ameaçaram interditar a estrada que liga Dourados a Itaporã “por tempo indeterminado” se não houvesse garantia de policiamento nas aldeias.

Nos siga no Google Notícias