ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Liminar que mandava tirar índios de fazenda em Sidrolândia cai no TRF

Marta Ferreira | 20/05/2011 11:14
Na quarta-feira, um dia após Justiça determinar saída de índios de fazenda, eles bloquearam rodovia por 6h. (Foto: João Garrigó)
Na quarta-feira, um dia após Justiça determinar saída de índios de fazenda, eles bloquearam rodovia por 6h. (Foto: João Garrigó)

Caiu ontem a liminar que mandava despejar da fazenda 3R, em Sidrolândia, os índios da etnia Terena que estão acampados no local desde o dia 10 de maio. Decisão da desembargadora Cecília Mello, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, derrubou a liminar que havia sido concedida na primeira instância da Justiça Federal, em Campo Grande, na segunda-feira.

Havia sido anunciado um acordo para que os índios desocupassem a área hoje.

A decisão da desembargadora federal foi em recurso proposto pela Funai(Fundação Nacional do Índio) contra a concessão da reintegração de posse.

O número de índios acampados na fazenda já supera 2 mil, incluindo crianças que estão tendo aulas no local.

A Justiça Federal em Campo Grande já foi comunicada da decisão. A família Bacha, proprietária da fazenda, alega no pedido de liminar que havia sido concedida, que está na região desde a década de 60, antes da Constituição de 88 que determinou a demarcação de terras indígenas comprovadas, e que existe ainda dúvida se, de fato, a área em questão é mesmo de ocupação histórica da etnia Terena.

Os donos da fazenda afirmam, ainda, que os índios estão praticando atos de hostilidade. Eles teriam destruído a cerca da propriedade, por exemplo.

Motivo-A 3R é uma das propriedades que faz parte da área de 17 mil hectares identificada como terra indígena, mas que ainda não foi demarcada. É para pressionar as autoridades para que isso ocorra que os índios invadiram a fazenda.

Eles querem tomar posse do que chamam de Terra Indígena Buriti. Hoje, a reserva tem 2 mil hectares.

Além dos indígenas da aldeia Buriti estão na fazenda 3R moradores das aldeias Água Azul, Barreirinho, Olho d’Água, Oliveira, Recanto, Córrego do Meio e Lagoinha.

A briga entre fazendeiros e índios já dura dez anos. Neste mês, os terena ocuparam a fazenda 3R e anunciaram a retomada dos 17 mil hectares reconhecidos como terra indígena.

Além disso, na quarta-feira, eles bloquearam o tráfego na BR-163, próximo a Jaraguari, por seis horas. O protesto terminou após a Funai (Fundação Nacional do Índio) agendar uma reunião em Brasília na próxima segunda-feira. Os índios cobram que seja criado um grupo de trabalho e a publicação da portaria com a demarcação.

Nos siga no Google Notícias