ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Maior produção de café de MS está em Ivinhema, conforme Agraer

Ana Maria Assis | 14/12/2010 10:28

Conforme dados da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), o Município de Ivinhema é o maior produtor de café do Mato Grosso do Sul. A safra deste ano foi de 948 toneladas. Ao todo são 790 hectares dessa planta atualmente.

Para o ano de 2011, a estimativa é que sejam colhidas 1068 toneladas e que a área de plantio seja ampliada para 890 hectares.

Devido ao investimento dos produtores rurais na cultura do café, e no destaque do município de Ivinhema, palestras e visitas técnicas a outros estados foram realizadas ao longo do ano pela prefeitura da cidade, pela Agraer e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a fim de incentivar ainda mais os produtores locais a aumentar a cultura.

Ações de incentivo

No início deste mês de dezembro, uma palestra foi promovida na Câmara dos Vereadores e aberta ao público. O objetivo do evento foi debater as fundamentações das tecnologias para viabilizar sistemas sustentáveis de produção de café.

Outra ação que se destacou neste ano para o incentivo da cultura, foi a visita técnica de 42 cafeicultores de Ivinhema, acompanhados do prefeito do município Renato Câmara, que é engenheiro agrônomo, à cidade de Patrocínio, no Estado de Minas Gerais. Essa viagem teve como finalidade a busca de conhecimento e informações sobre os modernos sistemas de produção utilizados nessa região mineira – já que MG é considerado o maior produtor de café do Brasil.

Somente no Município de Patrocínio, atualmente são 24 mil hectares de plantação de café e sua produção é exportada para 10 países, entre eles, Japão, Argentina e alguns países da Europa.

(Com informações do jornal O Progresso)

Nos siga no Google Notícias