ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Mais 696 trabalhadores recebem certificado e sonham com vida melhor

Helio de Freitas, de Dourados | 12/12/2014 10:58
Prefeito de Dourados entrega certificado a uma das trabalhadoras qualificadas (Foto: Eliel Oliveira)
Prefeito de Dourados entrega certificado a uma das trabalhadoras qualificadas (Foto: Eliel Oliveira)

Com a esperança de aumentar a renda e ter uma vida melhor, mais 696 trabalhadores vão começar 2015 com um curso de qualificação. Eles receberam o certificado ontem à noite, em cerimônia no auditório da Associação Comercial e Empresarial, em Dourados, a 233 km de Campo Grande.

Os cursos foram oferecidos pela prefeitura, em parceria com o Pronatec, programa do governo federal voltado a facilitar o acesso dos trabalhadores ao ensino técnico e ao emprego. O prefeito da cidade, Murilo Zauith (PSB), participou da entrega dos certificados.

De acordo com a prefeitura, com a formatura de mais essa turma chega a 1.240 o número de trabalhadores qualificados em 2014, dos quais 595 fizeram curso no Senac e Senai, 451 foram capacitados pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e 194 fizeram oficinas artesanais.

Desde 2011, quando o programa Qualifica Dourados foi lançado pela prefeitura, 5.268 trabalhadores já fizeram cursos de qualificação, inclusive para trabalhar na construção civil, setor em que sobram vagas de trabalho.

“Não conseguimos medir exatamente o índice, mas em torno de 80% dos qualificados conseguem emprego logo após a conclusão dos cursos. Os demais optam por abrir o próprio negócio, se tornando um micro empreendedor individual”, afirma a secretária de Assistência Social de Dourados, Ledi Ferla. “Todas as cabeleireiras formadas pelo Senac em setembro já estão empregadas ou abriram seus próprios salões”.

Para o ano que vem a prefeitura já solicitou ao Ministério do Trabalho e Emprego mais 29 cursos com 596 vagas. A intenção é qualificar trabalhadores para atender indústrias de confecção, construção civil, comércio e setores de prestação de serviço, principalmente manutenção de veículos e máquinas agrícolas.

Entre os cursos que devem ser abertos em 2015 estão de costureiro industrial de vestuário, vendedor, operador de caixa, pedreiro, mestre de obras, eletricista de automóveis, mecânico de motocicleta e de máquinas industriais e torneiro mecânico.

Trabalhadores que fizeram curso de qualificação lotaram auditório da Associação Comercial para receber certificado (Foto: Eliel Oliveira)
Trabalhadores que fizeram curso de qualificação lotaram auditório da Associação Comercial para receber certificado (Foto: Eliel Oliveira)
Nos siga no Google Notícias