ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Mais de 600 kg de produtos impróprios para consumo são apreendidos

Luciana Brazil | 31/10/2014 13:55
Maior volume de apreensão foi registrado na região norte do Estado (foto: divulgação/Decon)
Maior volume de apreensão foi registrado na região norte do Estado (foto: divulgação/Decon)

Mais de meia tonelada de produtos impróprios para o consumo foi apreendida, na semana passada, durante operação da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) realizada nos municípios de Bela Vista, Antonio João e Ponta Porã. Entre as mercadorias estavam produtos de origem animal sem comprovação de origem, sem inspeção sanitária, e produtos lácteos com o prazo de validade vencido.

A ação tem o objetivo de coibir os crimes contra as relações de consumo, e ao trânsito e comércio irregulares de animais, produtos e subprodutos de origem animal clandestinos. Fiscais agropecuários do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Vegetal e Animal) e da Vigilância Sanitária Estadual estiveram presentes na operação.

Em um açougue de Bela Vista, a 322 quilômetros de Campo Grande, foram apreendidos 327 quilos de produtos impróprios para consumo, entre eles mercadorias de origem animal sem comprovação de origem e sem inspeção sanitária e produtos lácteos com o prazo de validade vencido.

Ainda no município, mas desta vez em um supermercado, fiscais encontraram 190 quilos de mussarela que eram comercializadas de forma irregular, com a inspeção de outro município. Também foram apreendidos 25 quilos de peixe e 95 quilos de queijo caipira sem inspeção sanitária do órgão competente.

Na cidade de Antonio João, a 279 quilômetros da Capital, uma granja foi interditada e 1,5 mil ovos foram apreendidos. O local comercializava ovos sem inspeção sanitária, o que pode colocar a saúde dos consumidores em risco.

Todos os produtos apreendidos foram destruídos junto ao aterro sanitário local. Os proprietários dos estabelecimentos responderão a procedimento administrativo junto à Vigilância Sanitária Estadual e a Iagro. Eles ainda poderão responder a inquérito policial, por crime contra as relações de consumo, com pena de 2 a 5 anos de prisão.

Como parte da operação, foram distribuídas cartilhas educativas na BR-060, em Guia Lopes da Laguna, no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal). O panfleto foi elaborado pela Iagro com informações importantes sobre produtos de origem animal.

Conforme a Decon, a intenção era chamar a atenção dos consumidores para os males causados pelo descumprimento das normas sanitárias vigentes, o que configura não só crimes, mas o desrespeito com as normas de saúde pública. O consumo de tais produtos pode acarretar diversas doenças para o ser humano, como brucelose, tuberculose, cisticercose, entre outras. O consumo deste tipo de mercadoria pode causar transtornos gástricos como diarreia e vômito e até levar a morte.

Balanço- De janeiro até agosto deste ano cerca de 70 toneladas de alimentos impróprios para o consumo humano já foram apreendidos e descartados e mais de 50 estabelecimentos multados em Mato Grosso do Sul, de acordo com balanço preliminar feito pela Decon.

Nos siga no Google Notícias