ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Mais de 800 exames devem ser realizados em unidade móvel de prevenção ao câncer

Mariana Rodrigues | 23/05/2015 15:06
A unidade foi inaugurada neste sábado e permanece no município até junho. (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Nova Andradina)
A unidade foi inaugurada neste sábado e permanece no município até junho. (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Nova Andradina)

Neste sábado (23), foi inaugurada a unidade móvel de prevenção do Hospital do Câncer de Barretos em Nova Andradina - cidade distante a 300 km de Campo Grande. Os atendimentos no município ocorrem de 25 de maio a 2 de junho.

A carreta é totalmente equipada com infraestrutura para a realização gratuita de exames de prevenção e diagnóstico de câncer. A expectativa é realizar 420 exames de Papanicolau e 392 de mamografia.

De acordo com o coordenador regional do Hospital de Câncer de Barretos, Ademar Capuci, a carreta leva o nome de Aldegonda Capuci, em homenagem à sua mãe. Ademar é um dos pioneiros nas atividades em prol do Hospital de Câncer de Barretos em Mato Grosso do Sul.

Viabilizado por meio de emenda apresentada pelo ex-senador Antônio Russo Netto, o veículo conta com duas enfermeiras, dois técnicos em radiologia, um técnico administrativo e um motorista.

Segundo Henrique Prata, presidente da fundação responsável pela manutenção do Hospital de Câncer, somente em 2014 as carretas já em atividade percorreram 97.298 quilômetros, o equivalente a mais de duas voltas ao redor da Terra. No total, o departamento de prevenção realizou, através das unidades fixas, móveis e com o projeto “Cidades” 312.026 atendimentos a 246.940 pacientes.

O prefeito Roberto Hashioka destacou o apoio do Governo Municipal para a iniciativa e frisou ações da Prefeitura com foco no setor. “Iremos referenciar nosso município como um polo de inovação a partir da ciência e da tecnologia. É verdade que estamos transformando Nova Andradina em uma cidade inovadora, mas, o mais importante, em uma cidade salvadora de vidas”, ressaltou.

A unidade móvel deverá percorrer 22 municípios da região leste e sul do Estado.

Nos siga no Google Notícias