ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Mais dois vão à cadeia por fraude no INSS e 11 tem prisão prorrogada

Nadyenka Castro | 18/03/2013 17:40

Mais duas pessoas foram presas pela PF (Polícia Federal) por suspeita de fraude no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). As prisões foram feitas nesse domingo (17) e são desdobramentos da operação Lavoro, que levou 12 à cadeia no último dia 14.

Destes 12 que foram presos na semana passada, 11 continuam na cadeia e uma – funcionária do INSS – foi solta por determinação judicial -. Os demais tiveram a prisão temporária prorrogada.

Foram alvo da PF advogados, funcionários públicos do INSS de Naviraí, presidentes de três Sindicatos Rurais (Naviraí, Juti e Itaquiraí), agenciadores e funcionários de uma financeira. Além dos mandados de prisão, foram cumpridos também 29 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, nas cidades de Naviraí, Campo Grande, Jutí, Itaquiraí, e em Umuarama, no Paraná.

De acordo com a PF, o grupo conseguia aposentadorias rurais para pessoas que nunca trabalharam no campo ou não possuíam o tempo necessário para fazer jus ao benefício.

Conseguida a aposentadoria, os integrantes do esquema faziam empréstimos consignados na financeira para o pronto pagamento dos envolvidos. Os investigados cobravam em média R$ 5 mil pela concessão de cada benefício.

Os envolvidos foram proibidos pela Justiça de patrocinar casos perante o INSS e tiveram o sequestro e bloqueio de todos os seus bens. Dois funcionários da previdência social foram afastados das funções. O prejuízo à Previdência Social soma R$ 3 milhões.

Nos siga no Google Notícias