ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Mais duas fazendas são invadidas por índios na fronteira com o Paraguai

Propriedades em Aral Moreira foram ocupadas na madrugada de hoje; Cimi diz que invasões são resposta a decisões de juiz federal

Helio de Freitas, de Dourados | 24/06/2015 18:11
Barricada montada por índios no acesso a uma das fazendas ocupadas em Amambai; faixa pede devolução do corpo de cacique desaparecido em 2011 (Foto: A Gazeta News)
Barricada montada por índios no acesso a uma das fazendas ocupadas em Amambai; faixa pede devolução do corpo de cacique desaparecido em 2011 (Foto: A Gazeta News)

Mais duas fazendas localizadas na faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai foram invadidas por índios guarani-kaiowá na madrugada desta quarta-feira. As propriedades Três Poderes e Água Branca, localizadas na região conhecida como “Tagi”, próximo à MS-386, entre Amambai e Ponta Porã, foram ocupadas durante a madrugada por índios do acampamento Guaivyry.

É a terceira ocupação ocorrida naquela região nesta semana. Na segunda-feira, índios do acampamento Kurusu Ambá voltaram a invadir a fazenda Madama, no município de Coronel Sapucaia.

O Campo Grande News apurou que hoje de manhã, representantes da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) se reuniram com fazendeiros da região, no Sindicato Rural de Amambai, para discutir a retomada das invasões e para orientar os produtores rurais sobre providências legais que podem ser adotadas.

O diretor do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), tenente-coronel Ary Carlos Barbosa, participou do encontro e logo em seguida seguiu para Campo Grande, para passar um relatório ao governo do Estado sobre a situação na região de Amambai, Coronel Sapucaia e Aral Moreira.

Retaliação – De acordo com o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), as ocupações foram retomadas em resposta às recentes decisões do juiz federal Fábio Kaiut Nunes, da 1ª Vara da Justiça Federal em Dourados, principalmente a que negou o pedido do MPF (Ministério Público Federal) para que o dono da Gaspem Segurança, Aurelino Arce, fosse condenado a indenizar os índios em R$ 480 mil por danos morais coletivos.

O MPF acusa a Gaspem de ataques a acampamentos indígenas, patrocinada por fazendeiros. Um desses ataques, ocorrido em 2011, resultou no desaparecimento do cacique Nízio Gomes. A Gaspem foi fechada em janeiro de 2014, por determinação da Justiça. Arce cumpre prisão domiciliar pela morte de Nízio.

Demarcação paralisada - Ainda de acordo com o Cimi, outro motivo apontado pelos índios é a paralisação dos procedimentos de demarcação. O órgão ligado à igreja católica acusa o governo brasileiro de infringir, desde 2007, o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) pactuado entre com o Ministério Público Federal (MPF) para as demarcações.

O Cimi informou em nota divulgada em seu site que a entrada dos índios nas duas fazendas foi pacífica. Entretanto, segundo o site A Gazeta News, de Amambai, funcionários das propriedades afirmam que os invasores promoveram quebra-quebra nas fazendas e ameaçaram colocar fogo nas casas.

Conforme denúncia registrada na Polícia Civil, os índios estariam em poder de 800 toneladas de adubos, maquinários, equipamentos agrícolas, bois, cavalos e porcos, além dos pertences dos funcionários.

Nos siga no Google Notícias