A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

03/03/2013 12:38

Maníaco da Cruz havia tentado fugir várias vezes, diz superintendente

Viviane Oliveira
Unei Mitaí, em Ponta Porã, onde o jovem estava internado há mais de quatro anos. (Foto: João Garrigó)Unei Mitaí, em Ponta Porã, onde o jovem estava internado há mais de quatro anos. (Foto: João Garrigó)

De acordo com o superintendente de Assistência Socioeducativa da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), Hilton Vilassanti, Dyonathan Celestrino, de 21 anos, conhecido como Maníaco da Cruz, fugiu porque estava revoltado com a permanência na Unei (Unidade Educacional de Internação). Desde 2008 ele estava na Unei Mitaí, em Ponta Porã por ter assassinado três pessoas em Rio Brilhante.

Veja Mais
Maníaco da Cruz arrebenta janela e foge de Unei em Ponta Porã
Idoso sofre sequestro relâmpago por supostos vendedores na fronteira

Ainda conforme Vilassanti, o jovem estava há mais de um ano indevidamente custodiado na unidade aguardando a transferência para uma unidade psiquiátrica compatível com a condição dele e com o tratamento a que deve ser submetido.

O ECA (Estatudo da Criança e do Adolescente) determina tempo máximo para a internação em Uneis de três anos. O prazo venceu em outubro de 2011 e no ano passado, depois de ação da Defensoria Pública, a Justiça determinou a trasferência de Dhionatan para um hospital psiquiátrico.

Ele permanecia na Unei, mesmo a Justiça tendo determinado internação compulsória, porque o Estado alegava não encontrar local adequado. “Depois de cumprir medida socioeducativa, ele sempre deixou claro que queria ir embora e várias tentativas de fuga foram feitas pelo jovem. Ele ficou revoltado e não cumpria mais a rotina da unidade”, disse.

A Unei de Ponta Porã, afirma Vilassanti, é uma unidade modelo dentro dos padrões da Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), porém o local não desenvolve aspectos de segurança como em presídios.

Desde 2008 Dhionatan estava na Unei Mitaí, em Ponta Porã, por ter assassinado três pessoas em Rio Brilhante.Desde 2008 Dhionatan estava na Unei Mitaí, em Ponta Porã, por ter assassinado três pessoas em Rio Brilhante.

Fuga - Na manhã de hoje, funcionários perceberam a ausência do rapaz a ao fazer a revista. A última vistoria ocorreu ontem, às 18 horas e Dhionatan permanecia no local. Neste domingo, ao chegarem ao alojamento, os agentes viram a janela arrebentada.

Segundo eles, provavelmente o jovem conseguiu fugir usando apenas um cobertor. Como não há grades em Uneis aos moldes dos presídios, apenas a proteção de janelas comuns, um cobertor e um pedaço de madeira podem ter servido de torniquete.

Dhionatan completou 18 anos dentro da unidade. Os crimes em série foram cometidos por Dhionatan aos 16 anos, em Rio Brilhante, onde morava com a família.

Na época, ele confessou ter matado sozinho o pedreiro Catalino Cardena, 33 anos, em 24 de julho; a frentista Letícia das Neves, 22 anos, em 24 de agosto; e a estudante Gleice Kelly da Silva, 23 anos, no dia 7 de outubro, por considerar todos ateus. Depois de mortas, as vítimas eram deixadas em posição de crucificação. Por isso virou o "Maníaco da Cruz".

Policiais civis e militares fazem rondas na região em busca do jovem.

Idoso sofre sequestro relâmpago por supostos vendedores na fronteira
Idoso de 61 anos e brasileiro, sofreu um sequestro relâmpago na manhã deste domingo (4), enquanto descia do seu veículo para realizar compras no lado...
Concurso Beleza Negra acontece na próxima sexta-feira em Dourados
A cidade de Dourados - que fica a 233 km de Campo Grande - recebe na próxima sexta-feira (9), a partir da 19h, a primeira edição do Concurso Beleza N...



Deixa ele beirar o meu terreiro que vou mandar os pedaços dele pro secretário de justiça.
 
Carlos do Cangaço em 04/03/2013 15:24:09
Só quero pedir uma coisinha>que quando alguem fizer com ele o que ele fez com as pessoas inocentes que ele condenava,não coloquem ele na posição de cruz,porque uma cruz lembra Jesus,e esse aí não tem nada de santo,é o próprio bicho ruim,se possivel encinerem para que suma na fumaça.
 
Teresa Moura em 04/03/2013 13:31:18
será que a cruz seria a solução para o maníaco
 
arnaldo benicio da silva em 04/03/2013 13:30:08
Já que esse rapaz é "tão fã" do "coisa ruim" e as autoridades não são eficientes no cumprimento de suas obrigações, nós (a população) bem que podíamos organizar uma "vaquinha" para financiar a passagem "só de ida" desse rapaz para para conhecer seu ídolo.
 
Luciano Silva em 04/03/2013 09:34:58
A Polícia já deveria ter levado esse tal para um passeio, sabem "aquele" passeio! Então marcaram bobeira e agora a população é quem paga.
 
Jair de Oliveira em 04/03/2013 09:13:46
este maníaco tem que ser encontrado o mais rapido possivel, confiamos na policia.......
 
diogo santos em 04/03/2013 08:56:46
Esse cara ainda está vivo??? Não acabaram com ele ainda??? Tá demorando heim...
 
Victor Lima em 04/03/2013 08:56:20
graça a Deus alguém colocou uma foto, para a gente ficar atento.
 
arnaldo benicio da silva em 04/03/2013 08:25:21
Dexa ele beirar aqui perto de casa, daí ele vai encontrar com a justiça dos homens.
 
marcelo martins em 04/03/2013 06:57:50
"ELE FICOU REVOLTADO E NÃO CUMPRIA MAIS A ROTINA DA UNIDADE". Preso é preso e cadeia é o resultado de suas ações. Se este maníaco estava custodiado indevidamente nesta unidade, como afirma seu diretor, de quem é a responsabilidade de mantê-lo ali, se sabiam que a qualquer momento poderia fugir? Agora é hora dos carijós acharem ele na rua, enchê-lo de chumbo, assim acaba com todos os problemas. Vergonha este nosso país, onde o preso vale mais que um trabalhador honesto, pai de família.
 
José Fernandes em 04/03/2013 01:38:12
Um psicopata desses, deveria ficar "enjaulado"...se não for pego, vai voltar a matar...
 
Jane Cintra em 03/03/2013 23:07:15
aff agora so por deusssssssssssssss.. rio brilhante estás em panico..
 
maria montes costa em 03/03/2013 21:42:51
Este serial killer achou a punição sofrida errada (que mesmo completando 18 anos não foi solto)? Eu tambem achei muito errada, pois ele matous 3 pessoas por vontade própria que nunca fizeram nada ao mesmo e ainda esta vivo. Independente do tempo preso as pessoas mortas pelo mesmo nunca voltarão a vida, então porque uma pessoa que não valorizar a vida do próximo pode ter sua vida valorizada? Nem a própria familia o quer de volta pois sabe que o mesmo não tem recuperação. Infelismente a justiça no Brasil é cega, surda, burra e complacente com o crime!
 
Alexandre de Souza em 03/03/2013 20:06:36
Há uma página na rede social que parece ser dessa criatura. Se realmente for, será que esses adolescentes que lá estão como "amigos" e seus familiares sabem de quem se trata?? https://www.facebook.com/dhionatan.celestrino
 
Jaqueline Souza em 03/03/2013 19:02:27
nos riobrilhantense gostaríamos de mais informação de como ele teria fugido.... sera q nao tem segurança nesta UNEI, ou os funcionários faz a revista das 18 horas e vão embora e só volta no outro dia....tem alguma coisa errada nesse caso... estamos querendo saber a verdade...
 
PEDRO SILVA em 03/03/2013 18:28:17
E agora?
Se este jovem matar novamente, quem será responsabilizado? Mais uma vez o omissão do Estado que paga para ver e dá nisso. Espero que não seja mais uma tragédia anunciada e que este rapaz seja capturado e receba o tratamento a que tem direito, resguardando a sociedade de sofrer mais uma vez por seus atos.
 
Mariuza Guimarães em 03/03/2013 18:22:22
Nada que uma "bala perdida" não resolva essa "parada"...
As pessoas "de bem" não podem ficar à mercê da marginália...
Eles, os marginais, que se fod*#m...

 
Jairo Miranda em 03/03/2013 16:19:58
PRA QUEM É CONSIDERADO MENTALMENTE INCAPAZ...TEM MTA CAPACIDADE E ASTUCIA NÉ......APROVEITEM E MANDEM ELE PRO OUTRO MUNDO COMO ELE FEZ COM AS VÍTIMAS...SE NAO PODE MATAR DE NOVO............
 
SIMONE PESSOA em 03/03/2013 14:55:07
NOSSO PAIS E UMA VERGONHA, ENQUANTO INOCENTES SAO ASSASSINADOS PESSOAS DE MAL TEM INÚMEROS DIREITOS, DEFENSORIA VEEM DEFENDER, DIREITOS HUMANOS, E COMO FICA A FAMILIA DE QUEM PERDEU ENTES QUERIDOS??ISSO E REVOLTANTE!!! AGORA CADA DIREITOS HUMANSO PARA PESSOAS DE BEM? PARA O TRABALHADOR, PARA O COMERCIANTE, PARA O POLICIAL QUE MUITAS VEZES E ASSASSINADO? CADE!!!
ESSE RAPAZ E UM ASSASSINO CONFESSO E DOENTE, DEVE PERMANECER PRESO E RECEBENDO TRATAMENTO..
 
EDER GABRIEL DOS SANTOS RODRIGUES em 03/03/2013 14:04:22
Hummm! atá! tá bom!.. Então ele tava revoltado? TADINHO!.................bela desculpa! REVOLTADO? e eu que também estou revoltado com esse péssimo transporte coletivo que agora ficou bem pior (alais o que eu sempre uso MAIS PIOR) e nem por isso eu saio quebrando os ônibus....... agora um BANDIDO DE ALTISSIMA PERICULOSIDADE..... quebra o "quartto" onde ele estava e vem o Vilassanti dizer que o mesmo estava o que? REVOLTADO;~que lindo!!!!! tadinho dele..e por favor ao PRENDE-LO (ESSA É A EXPRESSÃO QUE DEVERIA SER USADA) por favor não o tratem mal, pois caso isso aconteça.. ele poderá ficar mais revoltado ainda e quebrar toda a a unidade da Unei.
 
Gilson Giordano em 03/03/2013 13:17:05
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions