ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Marinha divulga vídeo de naufrágio 10 meses após tragédia no Rio Paraguai

Liana Feitosa | 29/07/2015 11:59
Em destaque na imagem está o barco que afundou. Vídeo só foi divulgado agora devido às investigações comandadas pela Marinha. (Foto: Reprodução / Vídeo)
Em destaque na imagem está o barco que afundou. Vídeo só foi divulgado agora devido às investigações comandadas pela Marinha. (Foto: Reprodução / Vídeo)

Dez meses após o naufrágio do barco-hotel paraguaio Sueño del Pantanal, que matou 14 pessoas em Porto Murtinho, a 431 quilômetros de Campo Grande, a Agência Fluvial da Marinha do Brasil em Porto Murtinho divulgou um vídeo que mostra o momento em que a embarcação afunda no Rio Paraguai.

As imagens são da câmera 3 do circuito de segurança da agência. O vídeo, de quase 15 minutos, começa mostrando imagens nítidas, quando o céu apenas estava nublado.

Após cerca de 6 minutos, é possível perceber certo escurecimento na gravação e, em seguida, forte chuva, com aumento considerável dos ventos e queda brusca na qualidade das imagens, devido à intensidade da tempestade.

O vídeo, gravado no dia 24 de setembro do ano passado, só foi divulgado agora devido às investigações comandadas pela Marinha do Brasil na região.

De acordo com o Capitão Tenente Alexandre Brandão da Silva, comandante da agência, as imagens foram analisadas durante a investigação aberta logo depois do acidente.

Naufrágio do barco-hotel paraguaio Sueño del Pantanal matou 14 pessoas em Porto Murtinho no ano passado. (Foto: Arquivo / Campo Grande News)
Naufrágio do barco-hotel paraguaio Sueño del Pantanal matou 14 pessoas em Porto Murtinho no ano passado. (Foto: Arquivo / Campo Grande News)

"Essa foi uma investigação desenvolvida para analisar os aspectos de segurança da navegação e dar origem a um relatório. Esse relatório foi divulgado nessa semana como material de prevenção, para que o fato não ocorra mais", explica o comandante.

"Portanto, está sendo disponibilizado oficialmente ao público agora", completa. O relatório está disponível no site da Diretoria de Portos e Costas da Marinha: http://migre.me/qXWuv.

O relatório ainda será enviado para a Organização Marítima Internacional com o mesmo objetivo. "Todos os navegantes vão ter acesso a esse relatório e tomar conhecimento do documento para que, em situações semelhantes em seus países, tomem as devidas precauções para tragédias como essa não ocorram em outros lugares a nível mundial", detalha o comandante.

Segundo ele, um simpósio ainda está previsto para discutir e orientar acerca de questões de segurança com proprietários e capitães de embarcações brasileiras e paraguaias da região. Ainda não há data definida, mas a expectativa é que o evento ocorra em setembro, mês em que o naufrágio completa um ano.

Nos siga no Google Notícias