ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Mesmo com mutirões, casos de dengue chegam a 980 em 40 dias

Helio de Freitas, de Dourados | 15/02/2016 12:09
Hoje e amanhã mutirão contra mosquito da dengue chega às aldeias de Dourados (Foto: Divulgação)
Hoje e amanhã mutirão contra mosquito da dengue chega às aldeias de Dourados (Foto: Divulgação)

O número de pessoas com sintomas de dengue continua crescendo todos os dias em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. Apesar de o município não aparecer entre os líderes estaduais em índices de infestação, quase mil casos suspeitos foram registrados em cinco semanas de 2016 e 238 foram confirmados até a semana passada.

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, foram 981 notificações de pessoas com sintomas de dengue do dia 1º de janeiro até a semana passada. Os números atualizados serão divulgados amanhã (16).

Força-tarefa – Desde o início do ano, a Secretaria de Saúde de Dourados cumpre o plano de contingência elaborado para tentar conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti na cidade. Até agora, o trabalho liderado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) já esteve em pelo menos 30 mil imóveis – quase cinco mil apenas no fim de semana de Carnaval.

Hoje e amanhã, o trabalho será feito nas aldeias Jaguapiru e Bororó, que juntas formam a reserva indígena mais populosa do país, com pelo menos 15 mil moradores. O trabalho ocorre durante todo o dia, com a participação de agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e voluntários.

Na quarta e quinta, as equipes vão percorrer imóveis cujos proprietários foram notificados nos mutirões recentes, para saber se a limpeza dos quintais foi feita. Caso contrário, o dono do imóvel é multado em até R$ 800.

Na sexta-feira (19), o mutirão contra o mosquito da dengue chega aos bairros BNH 3º Plano, Portal de Dourados, Altos das Paineiras e Jardim Monte, das 7h à 11h e das 13h às 17h. No sábado o trabalho será no Jardim Santo André, das 7h às 12h.

Nos siga no Google Notícias