ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Mesmo com suspensão de despejo, tensão permanece em áreas ocupadas

Homens do Exército mantêm vigilância na sede da Fazenda Fronteira, produtores evitam contato com a imprensa e índios expulsam jornalistas de local onde Semião Fernandes foi morto

Helio de Freitas, enviado especial a Antonio João | 21/10/2015 15:20
Homens do Exército em frente à sede da Fazenda Fronteira; ao fundo local onde foi enterrado o corpo de Semião Vilhalva (Foto: Eliel Oliveira)
Homens do Exército em frente à sede da Fazenda Fronteira; ao fundo local onde foi enterrado o corpo de Semião Vilhalva (Foto: Eliel Oliveira)

A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de suspender a reintegração de posse de três fazendas ocupadas por índios no município de Antonio João, a 279 km de Campo Grande, não mudou o clima de tensão na área. Mesmo com a presença do Exército em vários locais das propriedades ocupadas, o temor de novos confrontos permanece.

Proprietários de áreas ocupadas evitam contato com a imprensa e os índios demonstraram hostilidade com alguns veículos de comunicação. As equipes do Campo Grande News e do Correio do Estado foram “convidadas” a se retirarem de um dos acampamentos, mesmo com a presença de outros jornalistas no local. O motivo não foi informado.

A reportagem foi ao Sindicato Rural de Antonio João para falar com a presidente da entidade, Roseli Ruiz Silva, proprietária de uma das fazendas ocupadas. Ela não estava no local. A pedido do Campo Grande News, a funcionária do sindicato ligou para Roseli e ela mandou dizer que não daria entrevista.

O Campo Grande News retornou às áreas ocupadas. Na entrada das fazendas, militares do Exército obrigam todos que chegam ao local a se identificarem, tiram foto das credenciais e anotam os nomes numa lista. Na saída, mais uma rodada de perguntas e até vistoria no porta-malas do carro.

Nas estradas que cortam a área ocupada há 15 anos pelos índios e as fazendas invadidas há dois meses o clima era de aparente tranquilidade nesta manhã. Os índios que faziam vigilância em alguns pontos na tarde desta terça (20) não estavam mais nos locais.

Exército na porta – Na Fazenda Fronteira, uma das propriedades ocupadas pelos índios e que faz parte da área de 9.300 hectares reivindicada como o território Ñanderu Marangatu, soldados do Exército usando um blindado equipado com metralhadora permanecem a 50 metros da sede, onde mora o proprietário, o ex-prefeito de Antonio João, Dácio Queiroz Silva.

Queiroz também não quis falar com a reportagem. Mandou um peão dizer que estava “abalado” e não iria conceder entrevista.

Jornalistas expulsos – Em cima do blindado do Exército permanece um soldado com binóculo, observando o tempo todo o acampamento montado pelos índios do outro lado de um riacho, a cerca de 500 metros da sede da Fronteira. Foi desse acampamento que os jornalistas foram expulsos.

Mesmo com a presença de repórteres de outros meios de comunicação no local e diante do coordenador regional da Funai, Élder Paulo Ribas da Silva, um grupo de índios, entre eles Leni Aquino – uma das líderes do grupo e que ontem tinha falado que, se a reintegração fosse mantida, os índios não iriam resistir, porque não são bandidos – se aproximou e mandou os jornalistas se retirarem.

“Queremos pedir que vocês se retirem, por favor, estamos aqui em um momento nosso e não vamos dar entrevista”, afirmou um dos índios. O local onde eles estavam é perto do túmulo de Semião Fernandes Vilhalva, 24, morto em confronto com fazendeiros no dia 29 de agosto deste ano.

Nos siga no Google Notícias