ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Mesmo sem desfecho judicial, Simted terá nova eleição para escolher presidente

Em assembleia nesta sexta, educadores decidiram aprovar eleição após Justiça barrar posse de diretoria eleita em 2014; chapas poderão ser inscritas até 26 de outubro e eleição será um mês depois

Helio de Freitas, de Dourados | 25/09/2015 14:43
Filiados do Simted durante assembleia nesta sexta; eleição será em novembro (Foto: Divulgação/Simted)
Filiados do Simted durante assembleia nesta sexta; eleição será em novembro (Foto: Divulgação/Simted)

Há sete meses sendo administrado por uma junta governativa, o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, terá nova eleição ainda neste ano para escolha da diretoria. A decisão foi tomada pelos educadores filiados à entidade, em assembleia realizada nesta sexta-feira (25).

Conforme o Simted, o próximo passo agora será escolher a comissão eleitoral, conforme as exigências estatutárias. O prazo para inscrição de chapas começa na próxima semana e vai até 26 de outubro. A eleição está marcada para 26 de novembro.

A decisão de hoje ocorre sete meses depois de a diretoria eleita em novembro do ano passado – encabeçada pela professora Gleice Jane Barbosa – ser impedida de tomar posse por liminar da Justiça estadual.

Como não conseguiu inscrever chapa para a disputa, o professor Raphael Ramos Spessoto entrou com ação na Justiça. Ele não conseguiu impedir a eleição, mas barrou a posse de Gleice.

No início de fevereiro deste ano, a juíza Daniela Vieira Tardin, da 4ª Vara Cível, concedeu liminar ao recurso impetrado por Raphael Spessoto. Entretanto, a mesma juíza se declarou incompetente para julgar o caso, que foi parar no STJ (Superior Tribunal de Justiça), mas até agora não houve manifestação da Corte.

Melhor saída – Nesta sexta, após a assembleia, Gleice Barbosa disse que mesmo acreditando na legitimidade da eleição passada, a decisão de um novo pleito é “a melhor saída” para o sindicato conseguir dar andamento a suas atividades e negociações em defesa dos trabalhadores da educação.

“Acreditamos que o processo eleitoral foi lícito e deveríamos ter assumido a direção do sindicato. Sabemos que os processos judiciais são demorados e podem piorar com o tempo. Por isso, diante da situação do sindicato, somos a favor de uma nova eleição, sim”, disse Gleice Barbosa.

Presente na assembleia, o advogado do Simted, Aquiles Paulus, explicou a situação dos processos judiciais em andamento. Segundo ele, a liminar que suspendeu a posse em fevereiro ainda espera decisão dos ministros do STJ sobre qual instância tem competência para julgar o processo – a 4ª Vara Cível ou a 2ª Vara do Trabalho.

Também estavam presentes na reunião dois representantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores) – o presidente da entidade em MS, Genilson Duarte, e um integrante da direção nacional da entidade.

Nos siga no Google Notícias