ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Ministério Público entra com ação civil para efetivar serviço de esgoto

Thiago de Souza | 21/07/2015 21:02

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul ingressou com Ação Civil Pública e Pedido Liminar de Tutela Antecipada e Preceito Cominatório de Obrigação de Fazer, contra a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), e o município de Maracaju, para efetivar o serviço de coleta e tratamento de esgoto local.

O Inquérito Civil é o de número 20/2014, e foi instaurado dia 31 de junho do ano passado, para apurar possíveis danos ao meio ambiente e à saúde humana, em relação ao atendimento da rede pública de esgoto da cidade. Isso porque, apenas 18,43% dos domicílios em Maracaju estão conectados à rede de esgoto.

Durante o inquérito, constatou-se a existência de despejo clandestino de esgoto em rios e córregos da cidade, em razão do deficiente serviço prestado pela Sanesul.

O Ministério Público entende que, o saneamento básico é a gênese da saúde pública, e a ineficiência do serviço da empresa traz uma série de doenças à população, como diarréia por vírus, febre tifóide e paratifóide, desinteria bacteriana, cólera, ascaridíase (doença provocada por lombriga), tricuríase, amarelão, teníase, cisticercose e esquistossomose.

Nos siga no Google Notícias