ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Ministério Público investiga intoxicação em família após consumo de leite

Paula Vitorino | 15/09/2011 11:14

Empresa já esteves envolvida em outras denúncias de irregularidades no leite, em 2008

O Ministério Público de Corumbá instaurou processo de investigação contra uma empresa fabricante de leite do tipo longa vida – de caixa – para averiguar denúncia de intoxicação após o consumo do produto.

De acordo com 5ª promotoria, uma mulher e sua filha, de 14 anos, foram parar no hospital após consumir o equivalente a uma xícara de leite, cada, no início deste mês. A consumidora disse que os sintomas foram instantâneos, logo após beber o leite.

Ela sentiu uma forte queimação na garganta e procurou o médico já sentindo náuseas, diarréia e forte dor de cabeça. A adolescente apresentou os mesmos sintomas.

Ainda segundo a promotoria, a mulher teve dificuldades para falar durante três dias, com muita tosse e irritação na garganta. O laudo médico das duas constatou intoxicação alimentar.

A menina contou ao MPE que preparou o leite com achocolatado, mas não gostou do sabor e acrescentou mais chocolate. Mas ainda assim achou o gosto estranho e esperou a mãe chegar em casa para experimentar o leite.

Em casa, a mãe tomou o leite com achocolatado e a princípio não notou diferença, devido ao disfarce do chocolate, mas logo após começou a sentir os sintomas de intoxicação.

Depois, ao checar o leite, ela notou que o líquido estava com cheiro forte e aparência estranha. A caixa de leite estragada foi comprada junto com o fardo de 12 embalagens, em um supermercado de Corumbá.

As consumidoras garantem que compraram o produto pouco tempo antes do consumo. A data de validade estava dentro do prazo.

De acordo com o MPE, todas as caixas de leite foram encaminhadas para perícia. A análise preliminar constatou que o leite ingerido está impróprio para consumo.

No entanto, apenas o laudo final irá apontar se o produto está contaminado por alguma bactéria e o que pode ter causado o problema. O resultado da perícia está previsto para sair em 10 dias.

Com o laudo, o Ministério Público vai apurar se a contaminação aconteceu na fabricação do leite, na distribuição ou armazenamento da caixa. Só então os responsáveis serão autuados pelo órgão.

A empresa responsável pela fabricação do leite já foi notificada pelo MPE e informou que irá apurar a denúncia, como também a possível causa do problema.

A promotoria só irá divulgar a marca do leite após concluir a investigação. Mas o órgão informou que a mesma empresa já esteve envolvida em denúncias de irregularidades no leite, em 2008. A marca é distribuída em todo Mato Grosso do Sul e em outros estados.

O órgão ainda alerta outros consumidores a denunciar no caso de intoxicação também por leite, já que a investigação ainda pretende apurar se a contaminação do leite afetou todo o lote ou somente a caixa ingerida.

Nos siga no Google Notícias