ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Ministério Público transfere promotor denunciado por corrupção

Aline dos Santos | 11/07/2012 07:49

O MPE (Ministério Público Estadual) oficializou a transferência do promotor José Arturo Iunes Bobadilha Garcia de Corumbá para Coxim. A remoção compulsória foi determinada pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).

A conduta do promotor começou a ser analisada após o Ministério Público receber denúncias de que ele teria praticado crimes de corrupção passiva e prevaricação, entre os anos de 2006 e 2007. Segundo o conselho, a transferência não é punição, mas medida de caráter administrativo motivado por interesse público.

O processo administrativo sobre a remoção compulsória do promotor foi avocado pelo CNMP em 2009. Na época, a maior parte dos membros do Conselho Superior do MP/MS estava impedida de atuar no caso.

O pedido de remoção foi feito em razão de “ações penais oferecidas contra o requerido, relacionamento pessoal com pessoas de índole duvidosa, ingerência no trabalho da polícia federal e comprometimento da atuação funcional em virtude da efetiva participação na vida social da comarca, inclusive na esfera política”.

Houve denúncia dos crimes à Justiça, que foram rejeitadas, não resultando em processo. Para a defesa, remoção compulsória é ilegal, pois promotores têm direito constitucional à inamovibilidade.

Nos siga no Google Notícias