ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Ministro da Defesa volta a MS amanhã, agora para mostrar Sisfron aos árabes

Aldo Rebelo acompanha embaixadores em demonstração operacional do Sisfron, que está atrasado por falta de verba

Helio de Freitas, de Dourados | 11/02/2016 13:19
Aldo Rebelo esteve em Dourados em dezembro e garantiu que atraso de repasses não vai comprometer Sisfron (Foto: Eliel Oliveira)
Aldo Rebelo esteve em Dourados em dezembro e garantiu que atraso de repasses não vai comprometer Sisfron (Foto: Eliel Oliveira)

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, volta a Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (12). De acordo com o serviço de comunicação do Exército, ele estará em Dourados, a 233 km de Campo Grande, acompanhado embaixadores árabes que vêm assistir a uma demonstração operacional do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras).

Com o projeto-piloto sendo implantado desde 2014 na fronteira com o Paraguai, mais especificamente na extensão de Mundo Novo a Bela Vista, o Sisfron sofre com o contingenciamento de recursos do governo federal.

Em maio do ano passado, o general Ruy Yutaka Matsuda, comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados – responsável pela implantação do projeto-piloto – disse que até então menos a metade dos recursos previstos para o Sisfron tinha sido liberada.

No dia 7 de dezembro, quando esteve em Dourados para acompanhar a implantação de programas sociais ligados ao Sisfron, executados em parceria com universidades e com o Sistema S e outras empresas, Rebelo garantiu que o contingenciamento não vai comprometer o projeto, considerado o maior do mundo para proteção de fronteiras.

“A contenção de despesas pode atingir novos projetos, mas não vai prejudicar nenhuma ação essencial estratégica já em curso, como é o caso dos submarinos, dos caças da Força Aérea ou da defesa cibernética e do Sisfron, de reponsabilidade do Exército”, afirmou o ministro, em dezembro.

Coletiva – Conforme o Exército, nesta sexta-feira o ministro da Defesa vai conceder uma entrevista coletiva a partir de 11h na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

Nos siga no Google Notícias