A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

14/06/2012 11:04

Ministro da Justiça garante solução para impasse indígena em Dourados

Mariana Lopes

A declaração foi feita em reunião com senadores e deputados de Mato Grosso do Sul

 Ministro da Justiça garante solução para impasse indígena em Dourados

Em reunião da bancada federal de Mato Grosso do Sul, na noite desta quarta-feira (13), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, se comprometeu em solucionar o problema entre produtores rurais e índios em Dourados. A declaração foi do senador Antonio Russo, que foi um dos participantes do encontro.

“O ministro garantiu uma solução em breve para o problema. Ele acredita que até o início de julho já teremos uma definição legal para o conflito e que pacifique os índios, os fazendeiros e a sociedade”, disse o parlamentar.

De acordo com a assessoria de imprensa do senador Antonio Russo, praticamente toda a bancada de senadores e deputados sul-mato-grossense participou da reunião com o Ministro da Justiça.

Os conflitos fundiários entre os produtores e índios em Mato Grosso do Sul ocorrem há mais de duas décadas e já resultou em inúmeras vítimas.

Na década de 30, para promover a ocupação populacional na região de Dourados, centenas de produtores rurais foram estimulados a ocupar as terras do Mato Grosso do Sul, habitada basicamente por indígenas que se moviam entre o Brasil e o Paraguai.

Após a Constituição de 88, movimentos indígenas e a própria Fundação Nacional do Índio (Funai) consideraram essas terras tradicionais dos indígenas. A demarcação não foi feita, o que gerou imensa instabilidade jurídica.

Boliviana indiciada após tragédia com voo da Chape pede refúgio em MS
A boliviana Celia Castedo Monasterio, indiciada pelo Ministério Público de seu país por ter autorizado o plano de voo da Chapecoense, com saída em Sa...
Hospital Universitário de Dourados alerta para golpe do falso médico
Falso médico estaria agindo em nome do HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) e nesta segunda-feira entrou em co...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions