ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Interior

Ministro da Justiça garante solução para impasse indígena em Dourados

Mariana Lopes | 14/06/2012 11:04

A declaração foi feita em reunião com senadores e deputados de Mato Grosso do Sul

 Ministro da Justiça garante solução para impasse indígena em Dourados

Em reunião da bancada federal de Mato Grosso do Sul, na noite desta quarta-feira (13), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, se comprometeu em solucionar o problema entre produtores rurais e índios em Dourados. A declaração foi do senador Antonio Russo, que foi um dos participantes do encontro.

“O ministro garantiu uma solução em breve para o problema. Ele acredita que até o início de julho já teremos uma definição legal para o conflito e que pacifique os índios, os fazendeiros e a sociedade”, disse o parlamentar.

De acordo com a assessoria de imprensa do senador Antonio Russo, praticamente toda a bancada de senadores e deputados sul-mato-grossense participou da reunião com o Ministro da Justiça.

Os conflitos fundiários entre os produtores e índios em Mato Grosso do Sul ocorrem há mais de duas décadas e já resultou em inúmeras vítimas.

Na década de 30, para promover a ocupação populacional na região de Dourados, centenas de produtores rurais foram estimulados a ocupar as terras do Mato Grosso do Sul, habitada basicamente por indígenas que se moviam entre o Brasil e o Paraguai.

Após a Constituição de 88, movimentos indígenas e a própria Fundação Nacional do Índio (Funai) consideraram essas terras tradicionais dos indígenas. A demarcação não foi feita, o que gerou imensa instabilidade jurídica.

Nos siga no Google Notícias