ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Ministro do STF nega embargo contra condenação de ex-deputado de MS

Marco Aurélio afirma em despacho que recurso foi protocolado fora do prazo pela defesa de Marçal Filho; advogada diz que defesa de radialista já pediu reconsideração

Helio de Freitas, de Dourados | 05/04/2016 15:56
Marçal foi condenado, mas STF decidiu que pena já estava prescrita (Foto: Arquivo)
Marçal foi condenado, mas STF decidiu que pena já estava prescrita (Foto: Arquivo)

O ex-deputado federal Marçal Filho (PSDB), dono de uma rádio FM em Dourados, a 233 km de Campo Grande, perdeu mais um recurso no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a condenação por falsidade ideológica em processo sobre a compra da emissora. Apesar de condenado, Marçal não terá de cumprir a pena, por decisão da própria corte superior.

Mesmo sem ter de cumprir pena, Marçal entrou com o recurso chamado “embargos infringentes de nulidade” pelo fato de a condenação não ter sido decidida por unanimidade na segunda instância – como prevê o Código de Processo Penal. Entretanto, em despacho assinado no dia 16 de março deste ano, o ministro Marco Aurélio negou os embargos e afirma que o recurso foi impetrado fora do prazo.

“Publicado o acórdão em 11 de setembro de 2015, sexta-feira, iniciou-se a contagem do lapso temporal de 10 dias em 14 do mesmo mês, segunda-feira, encerrando-se no dia 23, quarta-feira. A peça, subscrita por advogado regularmente credenciado, foi protocolada em 24 imediato, um dia após o término”, afirma o ministro do STF.

Novo recurso – A advogada de Marçal Filho, Cristina Oliveira, disse hoje ao Campo Grande News que o relator do processo aplicou o prazo do Código de Processo Penal, quando o correto seria o do Regimento Interno do STF. “Já pedimos reconsideração com agravo”.

Segundo ela, apesar dessa nova decisão do STF, a situação do radialista não se altera. “Isso não altera em nada a condição de Marçal como primário e ‘ficha limpa’. Não significa nada, visto que Marçal não foi condenado a nada”.

O caso – Em 2010, o MPF (Ministério Público Federal) denunciou Marçal Filho por falsificar documentos para omitir ser proprietário da emissora de rádio em Dourados.

Em 9 de setembro de 2014, o STF condenou o então deputado a dois anos e seis meses de reclusão por crimes de falsidade ideológica e contra a fé pública, mas decidiu que a pena já estava prescrita, pois o político havia sido denunciado quatro anos antes – tempo maior que a pena imposta.

Marçal entrou com recurso contra a condenação. No dia 9 de junho, o julgamento do recurso foi suspenso após empate em dois votos a dois. Os ministros Roberto Barroso e Luiz Fux votaram a favor do recurso, que pedia reconhecimento à ocorrência de prescrição da pena por falsidade ideológica, declarando extinta a punibilidade do acusado. Entretanto, Marco Aurélio e Rosa Weber votaram contra.

O caso foi encaminhado ao ministro Celso de Melo, para que desempatasse o julgamento. Mas ele propôs o encaminhamento dos autos ao ministro Edson Fachin, que havia tomado posse naquele mês. Em julho de 2015, o ministro Edson Fachin deu o voto de desempate, contra o recurso apresentado pelo ex-deputado federal.

Na época, outro advogado de Marçal, Rogério Marcolini, do Rio de Janeiro, disse que entraria com novo recurso. “Como a rejeição dos embargos de declaração se deu por maioria mínima, a defesa examina a possibilidade de oposição de embargos infringentes tão logo publicado o acórdão”, disse o advogado. Foi o que aconteceu, só que o ministro Marco Aurélio entendeu que a providência foi feita fora do prazo.

Nos siga no Google Notícias