ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Miranda faz desfile e show para comemorar 235 anos de emancipação política

Edivaldo Bitencourt | 16/07/2013 10:58
Cidade é a segunda mais antiga do Estado (Foto: Divulgação)
Cidade é a segunda mais antiga do Estado (Foto: Divulgação)

O segundo município mais antigo de Mato Grosso do Sul, Miranda, a 202 quilômetros de Campo Grande e com 25,5 mil habitantes, celebra 235 anos de emancipação político-administrativa nesta terça-feira (16). A Prefeitura promove uma série de atividades, como desfile cívico e show musical para comemorar.

A cidade fica no Pantanal sul-mato-grossense e tem com Produto Interno Bruto (PIB ) de R$ 257 milhões. A renda per capita da população local era de R$ 10.036 em 2010, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A prefeita Marlene Bossay (PMDB) comanda uma série de atividades, desde a alvorada festiva às 5h de hoje, para marcar as festividades. A programação ainda prevê um amistoso entre Aquidauanense e a seleção de Miranda no Estádio Municipal.

Às 17 horas, na Praça Agenor Carrilho, será realizado o desfile cívico e escolar seguido do desfile de Bandas Marciais do município.

A partir das 21 horas no Parque de Exposições acontece o encerramento da Fecir (Feira Ecológica, Cultural, Indígena e Rural), com show pirotécnico e apresentação da dupla Kid e Kenner. A entrada é franca.

História - Fundada em 1778 a partir da construção do Presídio Nossa Senhora do Carmo do Rio Mondego, por determinação do governador-general Caetano Pinto de Miranda a mando do Capitão das Conquistas João Lemes do Prado. Seu nome inicial era Mondego, que depois formou-se o povoado.

Em 1835, o local passou a se chamar Nossa Senhora do Carmo de Miranda. Em 1857, Francisco Rodrigues do Prado (irmão do fundador do presídio) consegue por meio de lei provincial transformar a localidade em vila com o nome de Miranda, sendo uma homenagem ao ex-governador que iniciou a construção do presídio.

Em 1865 o local foi destruído pelos paraguaios durante a Guerra do Paraguai. Com o progresso a cidade foi reconstruída novamente. Em 1918 foi elevada à categoria de cidade.

Atualmente suas principais atividades econômicas são a agropecuária, indústrias de cerâmica, turismo de pesca e ecoturismo.

Nos siga no Google Notícias