ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Moradores saem na madrugada para tapar buracos nas ruas com cimento

Antonio Marques | 01/08/2015 16:08
Moradores colocam concreto para tapar valeta na Avenida Afonso Pena em Bandeirantes. (Foto: Divulgação)
Moradores colocam concreto para tapar valeta na Avenida Afonso Pena em Bandeirantes. (Foto: Divulgação)
Os moradores da cidade aprovaram a iniciativa do grupo que tapou os buracos das vias com cimento (Foto: Divulgação)
Os moradores da cidade aprovaram a iniciativa do grupo que tapou os buracos das vias com cimento (Foto: Divulgação)
Josimar Omena e a esposa colocando concreto em buraco na Avenida Arthur Bernardes (Foto: Divulgação)
Josimar Omena e a esposa colocando concreto em buraco na Avenida Arthur Bernardes (Foto: Divulgação)

Diante da inércia do poder público, um grupo de moradores de Bandeirantes, município que fica a 70 quilômetros da Capital, decidiu sair às ruas nas madrugadas para tapar buracos usando concreto. Pelo menos duas avenidas da cidade já teriam recebido os voluntários nessa semana, a Afonso Pena e a Arthur Bernardes.

Com pouco mais de 6.600 habitantes, 75% da população mora na área urbana e o restante residem na zona rural. O município acabou de completar 50 anos de emancipação no último dia 20 de junho e o atual prefeito é Marcio Faustino de Queiróz (PSD).

De acordo com o responsável pela iniciativa, o auxiliar de laboratório, Josimar Omena, ao observar o abandono do município, com destaque para as ruas asfaltadas que apresentam muitos buracos, ele reuniu um grupo de cerca de dez moradores e saiu pedindo doações de materiais de construção para preparar a massa e colocar nos buracos. “Nesta primeira etapa, conseguimos arrecadar R$ 150,00 para compra de cimento, e algumas doações de areia e pedra”, comentou.

Josimar Omena explicou que o serviço é feito na madrugada por haver pouco movimento nas ruas, considerando que o cimento demora mais tempo para secar. “Como não podemos fechar as ruas para não prejudicar os motoristas e evitar problemas com a polícia de trânsito fazemos o trabalho à noite”, contou.

O mecânico Marcos Valadari, 22 anos, que mora no Jardim Nova Bandeirante, aprovou o trabalho do grupo. “As ruas asfaltadas estão mesmo necessitando de recuperação e não vimos há tempo isso ocorrer por aqui. Por isso, só tenho a agradecer o grupo, pois o serviço está sendo bem feito”, relatou ele, que utiliza diariamente a Avenida Afonso Pena, onde havia uma valeta contando a via e que, há pelo menos dois meses, foi aberta pela própria Prefeitura para passar fios de luminárias para o canteiro central.

Para Josimar Omena, se a Prefeitura realizasse a recuperação das vias não haveria necessidade dos moradores fazerem o serviço. “As ruas estão abandonadas e cansamos de esperar pelo prefeito. Queremos trabalhar em outras ruas e estamos abertos a receber novos voluntários e doações”, disse.

Nessa semana, o grupo tapou buracos nas Avenida Afonso Pena e na Arthur Bernardes, inclusive um dos locais que o serviço foi feito fica próxima a residência de um vereador.

A reportagem tentou falar com o prefeito Márcio Faustino para saber a opinião sobre a iniciativa da população e explicar a versão do Executivo sobre o abandono da cidade, conforme denunciado na matéria, mas o celular dele estava desligado.

Nos siga no Google Notícias