ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Movimento faz marcha para findar ato de mulheres contra violência e agronegócio

Caroline Maldonado | 08/03/2016 11:51
Sem-terra chamam a atenção para o auto índice de casos de violência contra a mulher em MS (Foto: Divulgação/MST)
Sem-terra chamam a atenção para o auto índice de casos de violência contra a mulher em MS (Foto: Divulgação/MST)
Mulheres protestam ainda contra o alto consumo de agrotóxicos pela população (Foto: Divulgação/MST)
Mulheres protestam ainda contra o alto consumo de agrotóxicos pela população (Foto: Divulgação/MST)

Integrantes de movimentos sociais, que iniciaram ato de combate a violência contra a mulher e enfrentamento ao agronegócio, na madrugada de hoje (8), seguem em marcha, da MS-162 para a praça central de Maracaju, a 160 quilômetros de Campo Grande. A manifestação deve terminar no local, reforçando o apelo contra a instalação de uma indústria de processamento de grãos na cidade, pertencente ao grupo BBCA.

O MST (Movimento Sem-terra) e o MCLRA (Movimento Camponês de Luta pela Reforma Agrária) escolheram Maracaju para o ato de hoje, Dia Internacional da Mulher, porque o município concentra empresas do agronegócio que, conforme os movimentos, são “representantes do latifúndio e responsáveis pelos altos índices de alimentos produzidos com agrotóxicos”.

A instalação de unidade da BBCA vai colocar em risco a biodiversidade da região, na avaliação dos manifestantes. Conforme a dirigente estadual do MST, Fabiana Aparecida, a empresa foi responsável pela morte do Rio Huai, quando operava na China e em Maracaju, a indústria será instalada próxima ao Rio Brilhante.

As mulheres protestam ainda contra o alto consumo de agrotóxicos pela população brasileira e os benefícios concedidos aos grandes latifundiários. O protesto pede mais atenção do Governo Federal para a agricultura familiar.

As sem-terra também chamam a atenção para o alto índice de casos de violência contra a mulher, em Mato Grosso do Sul. Entre 2014 e 2015, foram mais de 19 mil ocorrências do tipo. O Estado é o segundo do país em número de estupros de mulheres.

Os manifestantes reclamam ainda do veto do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) a um projeto de lei, que visava combater os casos de assédio em transportes coletivos de todo Estado. O veto foi ratificado pela base do governo na Assembleia Legislativa.

Nos siga no Google Notícias