ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Movimento Sem Terra monta 11º acampamento em MS com 200 famílias

Priscilla Peres | 10/04/2015 16:43
Acampamento na fronteira foi montado nessa semana. (Foto: Divulgação)
Acampamento na fronteira foi montado nessa semana. (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o MST/MS (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Mato Grosso do Sul) montou acampamento em Japorã, no distrito de Jacareí - distante mais de 480 km da Capital. Cerca de 300 famílias estão no local, onde eles acreditam ser histórico e de importância para seu povo.

O acompanhamento de Japorã é o 11° do Estado, onde o MST reúne mais de 2 mil famílias. Neste caso, eles querem relembrar a história de brasileiros que foram buscar trabalho e renda no Paraguai, se depararam com outra realidade e voltaram para o Brasil, são os chamados brasiguaios.

Nas décadas de 70 e 80, dezenas de famílias brasileiras se mudaram novamente ao Paraguai, iludidas por terras baratas, mas sem escrituras. Cerca de 20 anos depois da mudança, muitos voltaram para o Brasil e se instalaram principalmente, em municípios de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o movimento, Japorã foi escolhido porque existe uma perspectiva de compra de uma terra, por parte dos órgãos públicos responsáveis, para que seja e montado um novo e produtivo assentamento. O outro motivo é que no local também existe uma importante comunidade indígenas. "Pelas informações que possuímos é que na região já existe uma área que foi considerada indígena e nós iremos fortalecer a batalha para que este território volte a ser deles", diz a nota.

Nos siga no Google Notícias