ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Interior

MP quer suspender concurso da prefeitura por não isentar pessoas carentes

Promotor de Justiça diz que isenção apenas a doadores de sangue, sem incluir desempregados e pessoas sem condições de pagar taxa de inscrição contraria a lei; provas estão marcadas para domingo

Helio de Freitas, de Dourados | 06/04/2016 16:59

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul quer suspender o concurso público da prefeitura de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, cujas provas serão aplicadas domingo (10). Em ação civil pública, o promotor de Justiça Etéocles Brito Mendonça Dias Junior pediu “antecipação de tutela de urgência” contra o município para barrar a realização do concurso, voltado a preencher cargos de procurador municipal, Guarda Municipal, agente comunitário de saúde e cargos diversos.

Na ação, o promotor afirma que o edital lançado em 5 de fevereiro de 2016 pela empresa Fapems (Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul) – contratada pelo município de Dourados para a realização do concurso – prevê isenção da taxa de inscrição apenas para doadores de sangue

“Tal ponto foi objeto de reclamação encaminhada via ouvidoria do Ministério Público à 10ª Promotoria de Justiça. Foi instaurada então a notícia de fato a partir da manifestação em que o cidadão noticia irregularidade no edital do concurso da prefeitura, cuja prova esta marcada para o próximo dia 10”, afirma o promotor.

Segundo o MP, o edital não prevê isenção por hipossuficiência econômica (falta de condições de pagar a taxa de inscrição), “o que, além de contrariar preceitos constitucionais e legais, prejudica gravemente pessoas carentes interessadas em participar do certame”.

Etéocles Brito Junior afirma que em contato com a Fapems obteve a informação que a isenção para pessoas carentes não seria aplicada ao caso. “Diante do exposto, o Ministério Público requer liminarmente a suspensão da realização do concurso público enquanto não forem previstas no edital as hipóteses de isenção para candidatos hipossuficientes economicamente ou desempregados, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil”.

Nos siga no Google Notícias