ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

MP recomenda debate público antes de prefeitura renovar contrato da Sanesul

Segundo promotor, é preciso garantir controle social em todas as etapas da renovação da concessão dos serviços de água e esgoto

Helio de Freitas, de Dourados | 11/07/2016 11:26

A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Urbanismo de Naviraí, cidade a 366 km de Campo Grande, recomendou que a prefeitura e a Câmara de Vereadores incluam a participação da população na definição dos critérios para renovação da concessão dos serviços de água e esgoto com a Sanesul.

Na recomendação, o promotor de Justiça Paulo da Graça Macedo Júnior cita a necessidade de resguardar os direitos da população “no tocante à regularidade e continuidade do fornecimento do serviço de saneamento básico, bem como o pagamento de tarifas adequadas, com a qualidade mínima necessária”.

Segundo o promotor, é preciso garantir o controle social em todas as etapas da renovação da concessão, “uma vez que, de acordo com indícios constatados nos trabalhos até então realizados, não estava sendo permitida a participação popular na definição de critérios do futuro contrato”.

Paulo da Graça Macedo Júnior disse que não foi necessário recomendar a interrupção ou suspensão dos procedimentos, mas apenas a adequação dos trabalhos às regras previstas na lei federal 11.445/2007, que define os mecanismos e procedimentos para garantir à sociedade a participação nos processos de formulação de políticas, de planejamento e de avaliação relacionados aos serviços públicos de saneamento básico.

O promotor solicitou que os vereadores e o prefeito Léo Matos (PSD) indiquem a entidade de regulação e fiscalização do contrato, apresentem estudo comprovando a viabilidade técnica e econômico-financeira da prestação dos serviços nos termos do plano de saneamento básico e façam audiência pública sobre o edital de licitação e sobre o contrato.

Também quer que o Executivo e o Legislativo exijam da concessionária os critérios, específicos para o município de Naviraí, sobre a manutenção do equilíbrio econômico financeiro do contrato.

Dourados – Em Dourados, a 233 km de Campo Grande, o projeto para renovação da concessão da Sanesul gerou polêmica no mês passado e a Câmara de Vereadores decidiu retirar a matéria da pauta após recomendação do Ministério Público.

A renovação, por até 30 anos, chegou a ser aprovada em primeira votação, mas só deve voltar a plenário após o recesso de julho.

Nos siga no Google Notícias