A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

12/04/2011 19:09

MPE dá 90 dias para prefeitura de Dourados instalar aparelho de raio-x em Pronto Atendimento

Paula Maciulevicius

Unidade conta com um único aparelho, que depois de danificado foi consertado mas não consegue suprir a demanda

Promotor Ricardo de Melo Alves, afirma que caso o município não cumpra a recomendação, o MPE pode entrar com uma ação de obrigação de fazer, e se nada for feito, ainda pode ingressar com um processo de improbidade. (Foto: Divulgação)
Promotor Ricardo de Melo Alves, afirma que caso o município não cumpra a recomendação, o MPE pode entrar com uma ação de obrigação de fazer, e se nada for feito, ainda pode ingressar com um processo de improbidade. (Foto: Divulgação)

O MPE (Ministério Público Estadual) deu um prazo de 90 dias para a prefeitura de Dourados, município distante 233 quilômetros da Capital, instalar o novo aparelho de raio-x, que está encaixotado há um ano no PAM (Pronto Atendimento Médico da cidade). Por enquanto a unidade conta com apenas um, que há poucos dias estava danificado. O aparelho já foi consertado, mas não é capaz de atender a demanda.

De acordo com o site Dourados Agora, o promotor Ricardo de Melo Alves, da 10ª promotoria da Saúde, explica que a decisão de notificar a prefeitura partiu de uma vistoria feita por ele no PAM. Caso o município não cumpra a recomendação, o Ministério Público pode entrar com uma ação de obrigação de fazer, e se mesmo assim, nada for feito, ainda pode ingressar com um processo de improbidade.

Recentemente, em vistoria do Conselho Municipal de Saúde, foi constatado o problema em outro raio-x que está danificado por completo e sem previsão de quando volta a funcionar. Outro, que estava funcionando de forma parcial, já teria sido consertado.

O Conselho de Saúde constatou ainda que dois eletrocardiogramas do PAM estão quebrados. Enquanto isso, os três cardiologistas que estão no local não conseguem liberar pacientes para cirurgias. Por mês o PAM registra 36 consultas e o paciente é obrigado a tentar vaga no Hospital da Vida.

Ainda de acordo com o site Dourados Agora, em recente release distribuído a imprensa, a Prefeitura de Dourados, informou que está elaborando projeto para permitir a instalação do novo aparelho de raio-X. O equipamento é de alta tecnologia, com capacidade para maior número de exames e com melhor qualidade.

O PAM dispõe de apenas um aparelho para todo o atendimento e, por ser bastante antigo, sempre apresenta problemas. Na semana passada, o equipamento que estava estragado foi consertado, mas não é suficiente para atender a demanda de exames.

Na sexta-feira (8), o prefeito Murilo Zauith (DEM) e a secretária municipal de Saúde, Silvia Bosso, foram ao PAM analisar as alterações que deverão ser feitas no prédio para a instalação do novo aparelho. O prefeito determinou início das obras de adequações o mais breve possível para que a população não seja mais prejudicada pela demora nos exames.

A reforma do local será feita por etapas. A primeira, em caráter emergencial, vai atingir o primeiro bloco, onde o aparelho será instalado. A partir daí as obras seguem para o restante do prédio.

Cinco pessoas são atingidas por raio em colheita de cana e uma morre
Um trabalhador rural identificado como Abmael Fernandes dos Santos, de 30 anos, morreu na tarde desta quarta-feira (7) ao ser atingido por um raio en...
Autores de 'arrastão' são presos após perseguição de moto; veja o vídeo
"Desculpem os palavrões, mas há situações em que a gentileza não é prioridade". Assim a Getam (Grupamento Especial Tático de Motos) publicou nesta qu...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions