ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

MPE dá 90 dias para prefeitura de Dourados instalar aparelho de raio-x em Pronto Atendimento

Paula Maciulevicius | 12/04/2011 19:09

Unidade conta com um único aparelho, que depois de danificado foi consertado mas não consegue suprir a demanda

Promotor Ricardo de Melo Alves, afirma que caso o município não cumpra a recomendação, o MPE pode entrar com uma ação de obrigação de fazer, e se nada for feito, ainda pode ingressar com um processo de improbidade. (Foto: Divulgação)
Promotor Ricardo de Melo Alves, afirma que caso o município não cumpra a recomendação, o MPE pode entrar com uma ação de obrigação de fazer, e se nada for feito, ainda pode ingressar com um processo de improbidade. (Foto: Divulgação)

O MPE (Ministério Público Estadual) deu um prazo de 90 dias para a prefeitura de Dourados, município distante 233 quilômetros da Capital, instalar o novo aparelho de raio-x, que está encaixotado há um ano no PAM (Pronto Atendimento Médico da cidade). Por enquanto a unidade conta com apenas um, que há poucos dias estava danificado. O aparelho já foi consertado, mas não é capaz de atender a demanda.

De acordo com o site Dourados Agora, o promotor Ricardo de Melo Alves, da 10ª promotoria da Saúde, explica que a decisão de notificar a prefeitura partiu de uma vistoria feita por ele no PAM. Caso o município não cumpra a recomendação, o Ministério Público pode entrar com uma ação de obrigação de fazer, e se mesmo assim, nada for feito, ainda pode ingressar com um processo de improbidade.

Recentemente, em vistoria do Conselho Municipal de Saúde, foi constatado o problema em outro raio-x que está danificado por completo e sem previsão de quando volta a funcionar. Outro, que estava funcionando de forma parcial, já teria sido consertado.

O Conselho de Saúde constatou ainda que dois eletrocardiogramas do PAM estão quebrados. Enquanto isso, os três cardiologistas que estão no local não conseguem liberar pacientes para cirurgias. Por mês o PAM registra 36 consultas e o paciente é obrigado a tentar vaga no Hospital da Vida.

Ainda de acordo com o site Dourados Agora, em recente release distribuído a imprensa, a Prefeitura de Dourados, informou que está elaborando projeto para permitir a instalação do novo aparelho de raio-X. O equipamento é de alta tecnologia, com capacidade para maior número de exames e com melhor qualidade.

O PAM dispõe de apenas um aparelho para todo o atendimento e, por ser bastante antigo, sempre apresenta problemas. Na semana passada, o equipamento que estava estragado foi consertado, mas não é suficiente para atender a demanda de exames.

Na sexta-feira (8), o prefeito Murilo Zauith (DEM) e a secretária municipal de Saúde, Silvia Bosso, foram ao PAM analisar as alterações que deverão ser feitas no prédio para a instalação do novo aparelho. O prefeito determinou início das obras de adequações o mais breve possível para que a população não seja mais prejudicada pela demora nos exames.

A reforma do local será feita por etapas. A primeira, em caráter emergencial, vai atingir o primeiro bloco, onde o aparelho será instalado. A partir daí as obras seguem para o restante do prédio.

Nos siga no Google Notícias