ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Interior

MPE entra na Justiça para que município da fronteira tenha delegado

Aline dos Santos | 17/04/2014 08:00
Na fronteira com o Paraguai, Coronel Sapucaia está desde 2013 sem delegado. (Foto: Divulgação)
Na fronteira com o Paraguai, Coronel Sapucaia está desde 2013 sem delegado. (Foto: Divulgação)

O MPE (Ministério Público Estadual) acionou a Justiça para que Coronel Sapucaia, a 400 quilômetros de Campo Grande e fronteira com o Paraguai, tenha delegado e reforço na segurança.

Na ação, os promotores Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior e Luiz Eduardo Sant’anna Pinheiro pedem liminar para que, no prazo de 15 dias, o governo assegure a designação de um delegado, com lotação exclusiva para a unidade policial, além de mais um escrivão e dois investigadores.

Quanto à Polícia Militar, o MPE requisitou, também no prazo máximo de 15 dias, a designação de, no mínimo, cinco policiais, perfazendo um total de oito.

Conforme a ação civil pública, a cidade não conta com delegado desde o início de 2013 e tem “esdrúxulo quadro de servidores”. São três, sendo dois investigadores e um papiloscopista. Desta forma, os casos são repassados para a delegacia de Amambai.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério Público verificou-se que casos referentes a crimes graves, como homicídio e roubo à mão armada, sequer viraram investigação criminal até o momento. Um deles é a execução de um comerciante, ocorrida em março de 2013.

Já a Polícia Militar tem uma viatura em circulação pela cidade, com dois ou três policiais em seu interior e, na base, um único rádio operador. De acordo com a ação, os ladrões se aproveitam da estrutura enxuta. “Despistam os milicianos através de trotes, provocam seu deslocamento para o atendimento de falsas ocorrências e atacam em pontos distintos da cidade, fugindo em seguida, geralmente de motocicleta, para o território paraguaio”, informa a denúncia.

No mérito da ação, Ministério Público Estadual pede que seja imposta obrigação de fazer ao governo de Mato Grosso do Sul para que, com a procedência da demanda, no prazo máximo de um ano, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, seja determinado para a Polícia Civil o quadro de um delegado, um papiloscopista, dois escrivães e, no mínimo, quatro investigadores. Para a PM, deverão ser 12 policiais.

Nos siga no Google Notícias