ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

MPE manda prefeito demita servidores parentes de vereadores em 60 dias

Liana Feitosa | 07/04/2015 11:51

O MPE/MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) recomendou que a Prefeitura de Brasilândia, cidade a 355 quilômetros de Campo Grande, exonere todos os servidores parentes de vereadores até o terceiro grau.

O prefeito Jorge Justino Diogo (PT) tem 10 dias a partir do recebimento da recomendação para decidir se acolherá ou não a decisão do MPE.

Segundo o Ministério Público, o objetivo da ação é defender o patrimônio público e social, assim como respeitar os princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade. A recomendação, ainda segundo o órgão, também evitará eventuais demandas judiciais contra as autoridades competentes.

Por isso, a partir do recebimento da recomendação, caso acate a ação, a prefeitura deverá exonerar os servidores em 60 dias. Deverão ser demitidos servidores dos cargos de provimento em comissão e das funções de confiança.

A decisão vale para servidores em regime de contratação que são parentes, até o terceiro grau, de vereadores. O parentesco pode ser de sangue ou de proximidade, como cunhados, genros, etc.

Só não serão demitidos contratados graças a procedimento seletivo, ou seja, concurso. Ainda segundo o texto do MPE, a nomeação de parentes de vereadores para o exercício de cargos em comissão, funções de confiança ou exercício de atribuições por contratação temporária, é vista pela sociedade como troca de favores.

Com a prática, é possível a interpretação de que o Executivo poderia estar adquirindo o apoio dos representantes do Poder Legislativo municipal. A recomendação foi divulgada no Diário Oficial do MPE desta terça-feira (7).

O Campo Grande News tentou falar com o prefeito de Brasilândia, Jorge Justino, mas nenhuma ligação foi atendida.

Nos siga no Google Notícias