ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

MPE manda prefeito exonerar esposa de vereador por nepotismo; 6º caso no ano

Liana Feitosa | 29/10/2015 12:20

Nesta quinta-feira (29), o MPE/MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) publicou recomendação exoneração de uma servidora ao prefeito Antônio dos Santos (DEM), o “Toninho”, de Inocência, cidade a 339 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com o texto, tem existido prática de nepotismo no executivo municipal por parte do vereador Jeferson Lopes de Oliveira, que é casado com a servidora pública municipal Gislene Ferreira da Silva, que tem cargo de provimento em comissão de diretora da Escola Municipal Dom Bosco.

Prazo - A recomendação quer que a exoneração ocorra em até 10 dias e que ela não seja nomeada para cargos de direção, chefia ou assessoramento, assim como para cargos em comissão ou de confiança enquanto o marido dela for vereador da cidade.

A Justiça classifica que há violação da Constituição Federal quando é nomeado cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau da autoridade que está nomeando, ou de servidor do mesmo órgão.

Seis casos no ano - Desde o começo deste ano, o MPE pediu exoneração de, pelo menos, 10 pessoas devido a nepotismo nas cidades de Corumbá, Ladário, Naviraí, Brasilândia e Coronel Sapucaia, além do caso de hoje, em Inocência.

Só neste mês de outubro, a recomendação foi feita a dois prefeitos. Ao gestor municipal José Antônio Assad e Faria (PT), de Ladário, foi recomendada a exoneração da esposa Gisele Maria Saab Assad e Faria de secretária especial de Políticas Públicas e Cidadania.

Já ao prefeito de Naviraí, Léo Matos (PSD), foi recomendada a demissão de Cláudia Adriana de Oliveira, filha do atual presidente da Câmara de Vereadores, Benedito Missias de Oliveira.

Nos siga no Google Notícias