ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Interior

MPE pede fim de monopólio do grupo Uemura na exploração de serviços funerários

Aline dos Santos | 10/01/2012 10:30

O MPE (Ministério Público Estadual) pede na Justiça que a prefeitura de Dourados faça licitação para contratar empresas de serviços funerários, pondo a fim ao monopólio do grupo Uemura.

De acordo com a ação civil pública, Dourados concedeu a exploração dos serviços funerários à empresa Uemura e Cia. Ltda desde 2000, após prévia licitação, com prazo de 15 anos.

O promotor Ricardo de Melo Alves pede a nulidade do contrato e que o município promova licitação para, no mínimo, cinco serviços funerários. O MPE também quer que o Estado regularize no prazo de seis meses os serviços públicos prestados por funerárias em operação na cidade consistente no transporte de cadáver até o IML (Instituto Médico Legal).

O grupo Uemura, dono de um conglomerado que vai de concessionárias de veículos à prestação de serviço funerário, foi alvo da operação Owari em 2009. A ação da PF (Polícia Federal) investigou fraudes em licitações em Dourados, Ponta Porã e Naviraí para beneficiar a empresa.

Na operação, chegaram a ser presos Sizuo Uemura, sua esposa e cinco filhos. Eles respondem ao processo em liberdade.

Reviravolta – Em âmbito jurídico, a operação Owari sofreu uma reviravolta no ano passado, quando o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) considerou as escutas ilegais e livrou Eduardo Uemura, filho de Sizuo, e o vereador de Naviraí, José Odair Gallo (PDT), de processo de corrupção passiva.

Desta forma, abriu-se uma brecha para anular outros processos decorrentes das escutas telefônicas.

Nos siga no Google Notícias