ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Interior

MPE pede interdição de presídio que está com 90% a mais de presos

Marta Ferreira | 06/05/2014 15:42
MPE pede interdição de presídio que está com 90% a mais de presos

A promotora de Justiça Letícia Rossana Pereira Ferreira, que atua em Naviraí, município localizado a 366 quilômetros de Campo Grande, pediu na segunda-feira (5) que a justiça interdite o presídio da cidade. O motivo é uma situação que afeta todo o sistema penitenciário no Estado, a superlotação.

De acordo com o MPE, o presídio de Naviraí está com “praticamente 90%” a mais de presos do que a capacidade. O estabelecimento abriga, hoje, 467 presos, 221 a mais do que a capacidade, segundo dados da agência que administra os presídios.

O pedido é para que não sejam recebidos mais detentos e que sejam transferidos os de outras comarcas.
Na ação protocolada, a promotora solicita que seja concedida liminar interditando o presídio até que haja ampliação do prédio para comportar o número de pessoas que cumprem pena no lugar. Como está hoje, no entendimento da promotora, há deficiências no local “de efetivo de servidores, de segurança, assistenciais, sanitárias e ambientais”.

Para a promotora de Justiça, diante das atuais condições do estabelecimento, a interdição parcial “é necessária e urgente”, principalmente porque os problemas existentes são intensificados pela superlotação.

A Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário) não foi comunicada do pedido, que também não teve manifestação judicial ainda.

Nos siga no Google Notícias