ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Interior

MPE quer afastar “emissários” do DPVAT do pátio de hospital

Promotores recomendaram fim da entrada de pessoas que abordam pacientes; secretário diz que medidas já foram tomadas

Helio de Freitas, de Dourados | 09/04/2015 14:05
Promotor Tiago Di Giulio Freire recomendou que Secretaria de Saúde instaure procedimento para apurar conduta de servidores (Foto: Divulgação)
Promotor Tiago Di Giulio Freire recomendou que Secretaria de Saúde instaure procedimento para apurar conduta de servidores (Foto: Divulgação)

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul recomendou que a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados e a Fundação de Serviços de Saúde tomem providências para acabar com o aliciamento de pacientes do Hospital da Vida por parte de funcionários de empresas de assessoria para obtenção do DPVAT, o seguro obrigatório pago por proprietários de veículos. O seguro garante indenização a vítimas de acidentes automobilísticos.

Em recomendação às duas instituições públicas, os promotores de Justiça Luiz Gustavo Camacho Terçariol e Tiago Di Giulio Freire solicitaram que fosse proibido o ingresso nas dependências ou adjacências do Hospital da Vida de pessoas ou empresas, “estranhas à relação médica travada com os pacientes”, que visem divulgar os serviços de assessoria para obtenção do seguro DPVAT ou para captação de clientes.

Também recomendaram que a secretaria e a fundação orientem todos os servidores sobre proibição de permitir, facilitar ou direcionar a captação de clientes por empresas e escritórios que atuem em pedidos administrativos e judiciais de seguro DPVAT, com a divulgação de serviços ou indicação de estabelecimentos aos pacientes atendidos.

O MP pediu que se instaure processo administrativo para apurar a conduta funcional de servidores que facilitarem a captação e direcionamento de clientes para empresas e escritórios especializados em fazer os pedidos administrativos e judiciais do seguro DPVAT.

Segundo o Ministério Público, através do procedimento de investigação criminal em trâmite na 7ª Promotoria de Justiça de Dourados os promotores receberam informações de que servidores públicos estariam permitindo, facilitando ou direcionando a captação de clientes por empresas e escritórios que atuam com o seguro DPVAT.

“Os funcionários das empresas possuem acesso à parte interna dos hospitais, inclusive enfermarias, contatando os pacientes e familiares em situação debilitada para firmar contratos e oferecer serviços, com aquiescência dos servidores públicos”, afirma nota da assessoria do MP.

Secretaria – O secretário de Saúde de Dourados, Sebastião Nogueira, disse hoje ao Campo Grande News que as recomendações do MP já foram cumpridas e os servidores alertados sobre as medidas.

“Essas empresas de DPVAT (são várias) ficam lá no hospital à espera de alguém para abordagem. Isso é coisa antiga. Não é ilícito o trabalho do DPVAT, mas sim a entrada no hospital. Já fizemos reunião com os funcionários e todos foram alertados. Se alguém estiver envolvido receberá a punição adequada”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias