ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Interior

MPF divulga informações preliminares sobre ataque a indígenas no mês passado

Fernanda Yafusso | 14/07/2016 22:49

O MPF (Ministério Público Federal) divulgou nesta quinta-feira (14) uma nota com dados preliminares sobre o último ataque sofrido pelos índios Guarani-Kaiowá na noite de 11 de julho, em Caarapó - a 272 quilômetros da capital. O ataque aconteceu nas proximidades da Fazenda Santa Maria, que faz divisa com a Fazenda Yvu, local do primeiro ataque.

Representantes da instituição estiveram no local e ouviram indígenas e sitiantes. De acordo com a nota emitida pelo MPF, a violência, ocorrida há menos de um mês da morte do agente de saúde Clodioude Aguile Rodrigues dos Santos, demonstra a vulnerabilidade em que se encontram os índios e a patente necessidade de ações concretas para garantir a vida e o direito territorial dos indígenas.

Integrantes do MPF, acompanhados de agentes da Polícia Federal (PF), estiveram na quarta-feira (12) na comunidade atacada e ouviram relatos dos trabalhadores rurais, que confirmaram a passagem de caminhonetes acompanhadas de uma pá-carregadeira em direção à comunidade e relataram ter ouvido o tiroteio, seguido do ruído dos veículos na estrada vicinal que dá acesso aos sítios onde residem.

Já os índios afirmaram que os agressores efetuaram disparos com armas de fogo em direção à comunidade expressando declarações racistas. Para os Guarani, sitiantes próximos ao acampamento seriam os prováveis autores da violência.

Nos siga no Google Notícias