ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Interior

MPF e PM se reúnem com comunidade indígena em Amambai

Vinicius Squinelo | 14/08/2013 22:48

Representantes do Ministério Público Federal, Policia Federal, Funai, Sesai (Secretaria de Saúde Indígena), Polícia Militar e autoridades politicas municipais estiveram reunidos com lideranças indígenas na manhã dessa terça-feira, dia 13, na aldeia Amambai.

Segundo informações do site A Gazeta News, lideranças indígenas de várias aldeias levaram às autoridades presentes as maiores necessidades das comunidades no atual momento. Entre as reivindicações se destacam a urgência na promoção da segurança dos indígenas no interior das aldeias, uma maior atenção à saúde das comunidades e a melhor qualidade da educação para os pequenos Guarani Caiuá.

O capitão da aldeia Amambai, Italiano Vasques, relatou a necessidade de se organizar um mutirão para regularização documental dos indígenas, isso devido à falta de registro civil dos pequenos indígenas, o que acarreta em Guarani Caiuás de mais idade que ainda não possuem certidão de nascimento.

Outra reivindicação considerada pela comunidade como de extrema urgência é a disponibilidade de implementos e artigos para o exercício da agricultura no interior das aldeias, Italiano ressaltou que “nosso povo deseja plantar e colher seu próprio alimento, infelizmente sem ajuda não conseguimos, por isso pedimos ajuda às autoridades políticas de Amambai para nos auxiliarem nesse momento”, comentou o capitão da Aldeia Amambai.

O Procurador representante do Ministério Público presente no evento, Ricardo Pael Ardenghi, relatou que estará colhendo todas as petições dos indígenas e encaminhando ao poder publico buscando minimizar os problemas enfrentados pela comunidade.

Nos siga no Google Notícias