A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

14/08/2013 22:48

MPF e PM se reúnem com comunidade indígena em Amambai

Vinicius Squinelo

Representantes do Ministério Público Federal, Policia Federal, Funai, Sesai (Secretaria de Saúde Indígena), Polícia Militar e autoridades politicas municipais estiveram reunidos com lideranças indígenas na manhã dessa terça-feira, dia 13, na aldeia Amambai.

Veja Mais
PMA fecha posto de combustível e multa proprietário em R$ 50 mil
Homem é esfaqueado e encontrado morto em frente de casa

Segundo informações do site A Gazeta News, lideranças indígenas de várias aldeias levaram às autoridades presentes as maiores necessidades das comunidades no atual momento. Entre as reivindicações se destacam a urgência na promoção da segurança dos indígenas no interior das aldeias, uma maior atenção à saúde das comunidades e a melhor qualidade da educação para os pequenos Guarani Caiuá.

O capitão da aldeia Amambai, Italiano Vasques, relatou a necessidade de se organizar um mutirão para regularização documental dos indígenas, isso devido à falta de registro civil dos pequenos indígenas, o que acarreta em Guarani Caiuás de mais idade que ainda não possuem certidão de nascimento.

Outra reivindicação considerada pela comunidade como de extrema urgência é a disponibilidade de implementos e artigos para o exercício da agricultura no interior das aldeias, Italiano ressaltou que “nosso povo deseja plantar e colher seu próprio alimento, infelizmente sem ajuda não conseguimos, por isso pedimos ajuda às autoridades políticas de Amambai para nos auxiliarem nesse momento”, comentou o capitão da Aldeia Amambai.

O Procurador representante do Ministério Público presente no evento, Ricardo Pael Ardenghi, relatou que estará colhendo todas as petições dos indígenas e encaminhando ao poder publico buscando minimizar os problemas enfrentados pela comunidade.

Homem é esfaqueado e encontrado morto em frente de casa
Almir Caetano Lima, 39, foi encontrado morto com sinais de esfaqueamento na barriga, às 7h deste sábado (3) no bairro Cascatinha II em Sidrolândia, d...
Sobrinho mata tio com facada no coração e se entrega para polícia
Elpídio Corrêa Mendes, 39, foi morto esfaqueado pelo sobrinho, Tiago Corrêa Mendes, 20, na manhã deste sábado (3) em Naviraí, distante 366 km de Camp...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions