A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

29/04/2013 16:59

MPF garante a comunidade ribeirinha abrigo em época de cheia em terra da união

Viviane Oliveira
Comunidade comemora recebimento de TAUS Coletivo. (Foto: divulgação) Comunidade comemora recebimento de TAUS Coletivo. (Foto: divulgação)

Após 20 anos da expulsão da comunidade para a criação de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), as 19 famílias ribeirinhas da Barra do São Lourenço, a 216 quilômetros ao norte de Corumbá, receberam autorização para retornar ao local.

Veja Mais
Com destino a São Paulo, jovem é preso com 60 kg de cocaína
PMA fecha posto de combustível e multa proprietário em R$ 50 mil

O direito da comunidade foi reconhecido com a identificação de terra da União em propriedade considerada privada. Por meio de um levantamento feito pela SPU (Secretaria do Patrimônio da União), a pedido do Ministério Público Federal - técnicos concluíram que a área se trata de terra pública.

Com o reconhecimento da área, denominado Aterro Socorro, a Associação da Comunidade recebeu um termo de autorização de uso sustentável coletivo (TAUS Coletivo). O documento permite que os ribeirinhos usem os recursos naturais da área e, em época de cheia, se abriguem no local.

Aterro do Socorro - O local reivindicado é considerado pelos ribeirinhos com um dos únicos espaços seguros em época da cheia e a experiência dos pantaneiros foi comprovada tecnicamente.

De acordo com o MPF, relatos afirmam que a ocupação da área existe há mais de 80 anos e que espaço sempre foi utilizado como refúgio na cheia e local para coleta de isca, frutas e palha.

Homem é esfaqueado e encontrado morto em frente de casa
Almir Caetano Lima, 39, foi encontrado morto com sinais de esfaqueamento na barriga, às 7h deste sábado (3) no bairro Cascatinha II em Sidrolândia, d...
Sobrinho mata tio com facada no coração e se entrega para polícia
Elpídio Corrêa Mendes, 39, foi morto esfaqueado pelo sobrinho, Tiago Corrêa Mendes, 20, na manhã deste sábado (3) em Naviraí, distante 366 km de Camp...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions