ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

MPF instaura inquérito para apurar acidente com trem em Inocência

Francisco Júnior | 24/04/2013 10:27
Acidente provocou incêndio de grande proporção.
Acidente provocou incêndio de grande proporção.

O MPF/MS (Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul) instaurou inquérito civil público para apurar as causas e as consequência do descarrilamento e explosão de 23 vagões do trem da ALL (América Latina Logística), carregados de combustível. O acidente aconteceu na quarta-feira (17), em Inocência, a 339 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com o MPF, não houve feridos, mas, apesar do acidente ter ocorrido em trecho de montanha, há a possibilidade de dano ambiental, já que ocorreu um incêndio de grande proporção e derramamento de óleo.

Foram 1,38 milhão de litros de combustível queimados ou derramados na região. No dia do acidente, equipe do MPF - acompanhada de representantes do Ministério Público Estadual e da Polícia Federal - visitou o local e constatou as “significativas dimensões do descarrilamento”.

Possíveis danos ao meio ambiente serão apurados pelo setor de Criminalística da Polícia Federal, que realizou perícia no local logo após o acidente. A PMA ( Polícia Militar Ambiental) e o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) também foram chamados a acompanhar o caso. As conclusões dos órgãos policiais e ambientais serão encaminhadas ao Ministério Público para a adoção de medidas cabíveis.

No inquérito instaurado, o MPF apura também as medidas adotadas pela ALL para garantir a segurança de operação, manutenção de equipamentos e linhas, segurança de instalações e pessoal e ações de contingenciamento de emergência.

O trecho em que aconteceu o acidente foi o da ALL Malha Norte (antiga Ferronorte), que vai de Santa Fé do Sul (SP) até Alto Araguaia (MT), passando pelo nordeste do Mato Grosso do Sul, nas cidades de Aparecida do Taboado, Inocência e Chapadão do Sul, onde há um terminal intermodal da linha.

A ALL abriu sindicância para apurar o ocorrido.

Nos siga no Google Notícias