A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

02/02/2012 17:17

MPF pede instalação de Defensoria Pública da União em Corumbá

Aline dos Santos

O MPF (Ministério Público Federal) quer a instalação de uma Defensoria Pública da União em Corumbá, que faz fronteira com a Bolívia. A cidade tem a terceira maior população do Estado e os mais pobres deixam de ter acesso à assistência jurídica integral e gratuita.

Veja Mais
Motorista embriagado atropela ciclista e foge sem prestar socorro
Rapaz foge de policial a paisana e abandona mochila com 18 kg de droga

Em Corumbá, como não há defensores públicos federais, a assistência jurídica é realizada pelo próprio Poder Judiciário, por meio da nomeação de advogados, que são remunerados pela própria Justiça Federal.

De acordo com a legislação brasileira, caso não haja unidade da Defensoria Pública na localidade, o órgão deve celebrar convênio com entidade pública que desempenhe essa função, como, por exemplo, a defensoria pública estadual.

Contudo, em ofício encaminhado ao MPF, a DPU argumentou não achar “razoável” a realização de convênios e informou que não existe possibilidade de lotar defensores públicos federais em Corumbá, muito menos instalar uma unidade na cidade.

A Defensoria tem 30 dias para enviar informações quanto ao cumprimento da recomendação ou as justificativas para o seu não atendimento.

Em agosto de 2010, o MPF ajuizou uma ação civil pública para que a União fosse obrigada a nomear dois defensores públicos federais em Dourados.

Na época, a Justiça Federal no município aceitou o pedido de liminar do MPF e determinou a reserva de duas vagas de defensor público para a criação do Núcleo de Defensoria Pública da União em Dourados.

Motorista embriagado atropela ciclista e foge sem prestar socorro
Guinovaldo Aguiar Gama, de 53 anos, foi preso em flagrante depois de ter atropelado um ciclista na região central de Itaporã, 227 quilômetros de Camp...
Rapaz foge de policial a paisana e abandona mochila com 18 kg de droga
Homem fugiu deixando uma mochila com 18 quilos de maconha, depois de ser abordado esta manhã (10) por um policial a paisana na rodoviária de Ponta Po...
Marido agride mulher e tenta se enforcar em seguida, mas vai preso
Depois de agredir a esposa, de 45 anos, homem de 26, tentou se enforcar, mas acabou preso, esta noite (10) em Vicentina, a 255 quilômetros de Campo G...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions