ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Interior

MPF pede instalação de Defensoria Pública da União em Corumbá

Aline dos Santos | 02/02/2012 17:17

O MPF (Ministério Público Federal) quer a instalação de uma Defensoria Pública da União em Corumbá, que faz fronteira com a Bolívia. A cidade tem a terceira maior população do Estado e os mais pobres deixam de ter acesso à assistência jurídica integral e gratuita.

Em Corumbá, como não há defensores públicos federais, a assistência jurídica é realizada pelo próprio Poder Judiciário, por meio da nomeação de advogados, que são remunerados pela própria Justiça Federal.

De acordo com a legislação brasileira, caso não haja unidade da Defensoria Pública na localidade, o órgão deve celebrar convênio com entidade pública que desempenhe essa função, como, por exemplo, a defensoria pública estadual.

Contudo, em ofício encaminhado ao MPF, a DPU argumentou não achar “razoável” a realização de convênios e informou que não existe possibilidade de lotar defensores públicos federais em Corumbá, muito menos instalar uma unidade na cidade.

A Defensoria tem 30 dias para enviar informações quanto ao cumprimento da recomendação ou as justificativas para o seu não atendimento.

Em agosto de 2010, o MPF ajuizou uma ação civil pública para que a União fosse obrigada a nomear dois defensores públicos federais em Dourados.

Na época, a Justiça Federal no município aceitou o pedido de liminar do MPF e determinou a reserva de duas vagas de defensor público para a criação do Núcleo de Defensoria Pública da União em Dourados.

Nos siga no Google Notícias