ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Interior

MPF pressiona Funai para acelerar demarcação de terra emperrada há 22 anos

Liana Feitosa | 13/01/2015 16:07
Colocação de marcos físicos nas divisas da terra ainda não foi cumprida pela Funai. (Foto: Divulgação)
Colocação de marcos físicos nas divisas da terra ainda não foi cumprida pela Funai. (Foto: Divulgação)

O MPF/MS (Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul), anunciou hoje (13) que vai adotar medidas acerca da demarcação da terra indígena Ofayé-Xavante que fica em Três Lagoas, cidade a 338 quilômetros de Campo Grande.

O MPF em Três Lagoas estuda quais medidas serão adotadas porque, segundo o órgão, há inércia por parte da Funai (Fundação Nacional do Índio) na resolução da questão. Isso porque a área, de 1.937 hectares, foi reconhecida como tradicionalmente indígena pela Portaria n.º 264/92 do Ministério da Justiça.

Entretanto, a colocação de marcos físicos nas divisas da terra, última etapa antes da homologação da demarcação pela presidente Dilma (PT), ainda não foi cumprida pela Funai. Há 22 anos a comunidade aguarda a decisão.

Impasse - No último mês de agosto, o MPF expediu recomendação à Funai para que finalizasse o procedimento demarcatório, mas a Fundação solicitou, por duas vezes, extensão do prazo inicial de 30 dias, e foi atendida.

Depois, a Funai informou que a demarcação física estava prevista para o biênio 2014/2015, mas não apresentou qualquer documento que comprovasse a afirmação, segundo o MPF. Para o Ministério Público Federal, a lentidão expõe os índios à insegurança jurídica e dificuldades decorrentes da não demarcação da área.

Inclusive, as ações judiciais que contestavam a demarcação da área ofayé-xavante já foram julgadas. O último recurso foi rejeitado pelo TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), que reconheceu a tradicionalidade da ocupação indígena em 2009. “Não há, portanto, nenhum impedimento legal ou judicial para a continuação do procedimento administrativo de demarcação”, destaca, em nota, o MPF.

Anos de lutas - No século XIX, a maior parte da comunidade foi expulsa pelos colonos que chegavam ao então Mato Grosso. O grupo remanescente, que ocupava área na região de Brasilândia, foi expulso da terra em 1978 e se espalhou pelo estado. Oito anos depois, os indígenas atravessaram o estado a pé para retornar às suas terras tradicionais, onde foram recebidos como estranhos. Passaram a ocupar uma área provisória, após acordo com a Funai.

Em 1997, a CESP (Companhia Energética de São Paulo) anunciou a construção da Usina Hidrelétrica Sérgio Motta no Rio Paraná, que iria inundar a aldeia dos ofayé. No entanto, a Cesp e a Funai celebraram acordo para transferir os índios para uma área de 484 hectares, que hoje é a parte alta da aldeia.

Em 2002, o MPF firmou um Termo de Ajustamento de Conduta com a CESP, em que a empresa se comprometia a oferecer uma contrapartida pela inundação da terra indígena. Com os recursos, uma outra área foi adquirida, tornando-se a parte baixa da aldeia.

Nos siga no Google Notícias