ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

MPF quer estudo sobre terra tradicional pronto em 8 meses

Priscilla Peres | 22/12/2014 11:25

Esperados desde 1999, o MPF (Ministério Público Federal) em Três Lagoas/MS recomendou que a Funai (Fundação Nacional do Índio) conclua em oito meses, os estudos necessários para o reconhecimento de possível território tradicional em Santa Rita do Pardo - distante 266 km de Campo Grande.

De acordo com o MPF, em ofício, a argumenta alega econômicas para realizar o procedimento administrativo e reafirma a "não pretensão em iniciar os estudos étnicos, de identificação e delimitação da terra terena no próximo ano".

Para o Ministério “a situação de mora extrapola em muito os limites legais e da razoabilidade e representa quadro de prolongada e, ainda, não fundamentada omissão”.

No documento encaminhado à Funai, o MPF estabelece prazo de 8 meses para a conclusão dos estudos étnicos, com a posterior identificação e delimitação do território indígena, caso seja comprovada a tradicionalidade da área. A Funai ainda não encaminhou resposta à recomendação. Em caso de negativa, medidas judiciais podem ser adotadas para sanar a omissão da instituição.

Nos siga no Google Notícias