ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Interior

MPF recolhe assinaturas para frear corrupção que desvia R$ 200 bi por ano

Caroline Maldonado | 25/08/2015 07:46
Abaixo-assinado está disponível na Procuradoria da República no município, que fica na Rua Farmacêutico Júlio Mancini, nº 348, Bairro Colinos (Foto: Divulgação/MPF)
Abaixo-assinado está disponível na Procuradoria da República no município, que fica na Rua Farmacêutico Júlio Mancini, nº 348, Bairro Colinos (Foto: Divulgação/MPF)

O MPF (Ministério Público Federal) está coletando assinaturas para o projeto “10 Medidas contra a Corrupção”, em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande. O abaixo-assinado está disponível na Procuradoria da República no município, que fica na Rua Farmacêutico Júlio Mancini, nº 348, Bairro Colinos. Para participar basta ser maior de idade e ter título eleitoral.

A ideia do projeto é alterar a legislação brasileira para melhorar o combate a casos de corrupção no país. As assinaturas coletadas e cartas de apoio de instituições servirão de base para proposição de mudanças legislativas de iniciativa popular, segundo o MPF.

Lançada no último dia 14 em Campo Grande, a campanha quer mudanças na lei para frear o desvio de dinheiro público que é de, aproximadamente, R$ 200 bilhões por ano, no Brasil, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas). Conforme o MPF, asse valor permitiria multiplicar por três os investimentos federais em educação ou saúde, ou multiplicar por cinco tudo que se investe em segurança pública no país. Seria possível também tirar da miséria os 10 milhões de brasileiros que não conseguem comprar os alimentos necessários para sobreviver.

10 Medidas - Os dez temas da campanha são a prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação; criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos; aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores; aumento da eficiência e da justiça dos recursos no processo penal; celeridade nas ações de improbidade administrativa; reforma no sistema de prescrição penal; ajustes nas nulidades penais; responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa dois; prisão preventiva para evitar a dissipação do dinheiro desviado e recuperação do lucro derivado do crime.

Para participar da campanha, basta acessar o site www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/10-medidas, onde está o formulário para coleta de assinaturas entre parentes e amigos, que devem ser encaminhadas ao MPF, na Avenida Afonso Pena, 4444, em Campo Grande. O telefone é (67) 3312-7200.

Nos siga no Google Notícias