ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

MSGÁS inicia obra em ponte para levar gás natural até a Eldorado

Priscilla Peres | 16/12/2015 15:18
Ramal está sendo instalado na ponte do rio Sucuriú e parte do tráfego está interrompido. (Foto: Divulgação Assessoria)
Ramal está sendo instalado na ponte do rio Sucuriú e parte do tráfego está interrompido. (Foto: Divulgação Assessoria)

A MSGÁS (Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul) deu início a última etapa da obra do ramal de gás natural que irá atender a Eldorado Brasil em Três Lagoas - distante 338 km de Campo Grande. Estão sendo investidos R$ 55 milhões na construção de 42 quilômetros de extensão.

A parte mais complicada da obra é passar o ramal de gás pela ponte do rio Sucuriú, o que está sendo feito hoje. A Empresa CMT- Engenharia é responsável pela execução dos trabalhos e vai instalar treliças para segurar o duto que passará sob a ponte.

O projeto utiliza tubulação de aço e carbono com as duas estações de controle de fluxo de gás nas extremidades da rede, além de executar serviços para a sustentação de estrutura metálica de suporte do duto, que começará a ser construído sob a ponte do rio.

Segundo o gerente de engenharia e tecnologia da MSGÁS, Rinaldo Damno, o ramal terá duas estações em suas extremidades, e está localizado na BR-158. Para a construção da estrutura em aço carbono, será necessária a transposição do rio Sucuriú, que antes aguardava parecer técnico exigido pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) para viabilização do projeto, mas que já foi liberado.

Ainda segundo o Relatório de Acompanhamento do Projeto Eldorado, até o final de junho deste ano, foi implantado 39,18 Km de rede, o que significa que faltam menos de três km para chegar ao destino. Também já foram obtidas todas as autorizações necessárias e iniciada a aquisição do material para confecção da estrutura de suporte à tubulação.

Assim que o ramal for concluído, a Eldorado, uma das gigantes da celulose, vai trabalhar usando gás natural. Com isso reduzirá os custos da produção, aumentando o consumo de gás natural no Estado. Por ser uma energia limpa e econômica, o uso do gás tem tido bastante crescimento, principalmente em Três Lagoas, onde estão instaladas várias indústrias.

Nos siga no Google Notícias