A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

15/03/2011 13:52

Mulher é presa dentro do fórum de Amambai por cobrança de registros tardios

Jorge Almoas

Uma mulher de 57 anos foi presa em flagrante nesta terça-feira dentro do Fórum de Amambai, acusado de receber dinheiro e usar de influência para emitir registros tardios no município de Coronel Sapucaia, distante 40 quilômetros de Amambai.

De acordo com A Gazeta News, Leutéria Gomes é moradora em Coronel Sapucaia, funcionária da prefeitura do município e trabalhava na casa de abrigos para menores na cidade fronteiriça.

Ela usava de influência para encaminhar pessoas à Defensoria Pública de Amambai para que elas obtivessem o registro de nascimento tardio. Leutéria foi presa em flagrante pelo crime de tráfico de influência quando tentava agendar entradas de registros tardios para supostos familiares.

Segundo as investigações do Ministério Público Estadual, Leutéria cobrava R$ 50 para trazer as pessoas de Coronel Sapucaia até Amambai para dar entrada no registro tardio e mais R$ 200 quando o documento ficava pronto.

A mulher arrumava testemunhas falsas, uma vez que a legislação prevê que para a emissão do registro de nascimento tardio, a pessoa deve apresentar, ao menos, duas pessoas que confirmem as informações sobre pai, mãe e local de nascimento.

O juiz Thiago Nagasawa Tanaka, titular da 2ª Vara da comarca de Amambai, anulou em dezembro do ano passado 850 registros de nascimento emitidos em Coronel Sapucaia.

Após investigações, foi constatado que criminosos paraguaios retiravam o documento brasileiro para despistar a justiça, além de ser possível dar entrada em benefícios da previdência social.

“A própria pessoa que quer retirar o registro deve nos procurar na Defensoria que encaminharemos toda a documentação dentro dos trâmites legais. Não tem necessidade da intervenção de terceiros”, informou o defensor público Marcelo Marinho.

A prisão de Leutéria foi feita pelo promotor Ricardo Rotunno e pelo juiz Thiago Nagasawa Tanaka. Caso seja condenada, a mulher pode pegar de dois a cinco anos de prisão.

Homem tem pescoço cortado e é encontrado morto em rodoviária
Diones Luiz Pedrosa Farias, 21, foi encontrado morto com o pescoço cortado com uma faca, na rodoviária de Amambai, distante 366 km de Campo Grande, n...
Boliviana indiciada após tragédia com voo da Chape pede refúgio em MS
A boliviana Celia Castedo Monasterio, indiciada pelo Ministério Público de seu país por ter autorizado o plano de voo da Chapecoense, com saída em Sa...



Parabéns ao Rotuno! Essa dupla é demais! Voces do Forum são demais! Sapucaia agradece a atuação de vcs.
 
Marcela Sapucaia em 16/03/2011 09:25:21
Por isso me orgulho de ser amambaiense, esse juiz Tiago ja colocou muito bandidinho atras das grades.
 
Nataly Ribas da Silva em 15/03/2011 08:06:46
Concordo que a atitude do Juiz está correta do ponto de vista que, pessoas mal intencionadas poderiam estar se valendo de um serviço gratuito para fins ilegais. Por outro lado, a falta de documentos é mais comum dentre aqueles que possuem pouca renda e também pouca escolaridade, muitas vezes analfabetos. Cabe a defensoria prestar um serviço de qualidade a estes, para que não tenham dificuldade em fazer valer o seu direito, para que o êxito seja completo. Para a justiça e para o cidadão de bem.
 
Marcus Conceição em 15/03/2011 07:22:48
De parabéns o Poder Judiciário de Amambai com a demonstração de que realmente busca coibir as práticas delituosas que graçam em Coronel Sapucaia, com o propósito de lesar o erário público da previdência brasileira com aposentadorias obtidas por paraguaios que obtem documentação de brasileiro através de fraude.
Tem que ir a fundo na questão de registro tardio e aposentadoria de trabalhador rural, que só aumentam o rombo da previdência.
 
Jairo Fontoura Corrêa em 15/03/2011 06:13:59
Parabéns Defensoria Pública. Casos como esse devem ser arduamente combatidos, especialmente quando lesam pessoas de boa-fé. Vejamos se tal atuação seja aplicada em outros setores, como a saúde por exemplo.
 
CHRISTOPHER PINHO FERRO SCAPINELLI em 15/03/2011 03:47:50
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions