ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Multinacionais treinam equipe de hospital para operar equipamentos

Helio de Freitas, de Dourados | 09/12/2015 13:57
Técnicos preparam equipe de hospital para operar equipamentos (Foto: Divulgação)
Técnicos preparam equipe de hospital para operar equipamentos (Foto: Divulgação)

Técnicos da Siemens do Brasil e da Fujifilm Brasil estão treinando a equipe para operação dos equipamentos entregues em novembro pelo governo do Estado e já instalados no Hospital da Vida de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. A unidade atende pacientes de 33 municípios da região com serviços de urgência e emergência pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Cassio Humberto Rocha, gerente da Funsaud (Fundação de Saúde de Dourados), que administra o hospital, disse que a primeira fase do curso, com toda a equipe da unidade, termina na sexta-feira (11). Em seguida começa o módulo mais avançado, especificamente à equipe que vai operar o novo tomógrafo de 16 canais, um dos equipamentos entregues no dia 1º pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Segundo ele, o arco cirúrgico, o raio-X fixo e o raio-X móvel devem começar a funcionar até amanhã. Todo o sistema de interligação de imagens e o tomógrafo entram em pleno funcionamento até dia 14 deste mês.

O gerente da fundação disse que com o Pacs, como é chamado o sistema de interligação, passa a incluir também a ultrassonografia já existente no hospital. Pelo sistema, será possível analisar os exames de qualquer parte da unidade e até da residência do médico.

Os novos equipamentos vão ampliar a capacidade de atendimento do setor de exames por imagem do hospital. Foram entregues um tomógrafo de 16 canais, um raio-X fixo, um raio-X móvel, um arco cirúrgico, também chamado de intensificador de imagens – usado em cirurgias de ortopedia, cirurgia geral e neurocirurgia – e dez estações de trabalho para visualizações de imagem – computadores com programas para visualizar imagens de qualquer ponto do hospital.

Nos siga no Google Notícias