ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Municípios bolivianos iniciam vacinação contra a raiva animal na terça-feira

Flávia Lima | 16/08/2015 19:43
Cães começam a ser imunizados já na terça-feira. (Foto:Divulgação)
Cães começam a ser imunizados já na terça-feira. (Foto:Divulgação)

Cidades bolivianas localizadas na fronteira com Corumbá iniciam na próxima terça-feira (18), uma campanha de vacinação contra a raiva animal. A campanha terá a participação de 80 militares bolivianos que já passaram por uma capacitação na cidade de Puerto Suarez, ministrada pelas médicas veterinárias Viviane Ametlla, gerente de Vigilância em Saúde, e Walkíria Arruda, chefe do Centro de Controle de Zoonoses do município.

Viviane disse que após o treinamento, as autoridades bolivianas estarão em Corumbá nesta segunda-feira (17), para retirar quatro mil doses da vacina contra a raiva, visando imunização de cães e gatos em Puerto Quijarro, na Bolívia.

A vacinação começa por Quijarro e, em seguida, chega a Puerto Suarez, para onde serão disponibilizadas mais quatro mil doses. Outras duas mil doses vão atender El Carmen e localidades vizinhas.

As 10 mil doses que serão utilizadas nesta campanha nas cidades que fazem fronteira com Corumbá, foram adquiridas pela prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Saúde, junto ao Ministério da Saúde. Elas estão armazenadas no almoxarifado central da Saúde, em local apropriado, desde o mês de abril, à disposição das autoridades bolivianas e somente agora estão sendo retiradas.

Corumbá enfrenta um surto de raiva animal e o vírus, segundo autoridades sanitárias do Estado, originou-se na Bolívia, entrando em território brasileiro. Na época foram tomadas ações de prevenção para combater  a doença.

Foram realizadas duas capacitações das equipes do país vizinho para início da vacinação naquele país, o que acontecerá somente agora, com a entrada das forças militares da Bolívia.

Nos siga no Google Notícias