A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

13/09/2011 18:03

Murilo Zauith lança obra de frigorífico e destaca papel da piscicultura

Edmir Conceição*
Murilo destaca potencial da piscicultura durante lançamento da retomada de obra do frigorífico de pescado. (foto: Assecom)Murilo destaca potencial da piscicultura durante lançamento da retomada de obra do frigorífico de pescado. (foto: Assecom)

O prefeito de Dourados Murilo Zauith lançou na tarde desta terça-feira a retomada da construção do frigorífico de peixe instalado às margens da BR-163, ao lado do trevo de acesso a Fátima do Sul. Viabilizada através de recursos do Ministério da Pesca e Aquicultura e contrapartida da prefeitura, a obra estava paralisada desde o ano passado.

No ato que marcou a retomada da construção, o prefeito destacou a importância do frigorífico para o desenvolvimento da piscicultura e disse que o setor produtivo terá papel fundamental no novo momento de Dourados.

“É nossa obrigação retomar essa obra tão importante para os produtores de peixe de nossa região e para Dourados. Precisamos agregar valor ao peixe produzido em cativeiro. O entreposto vai fechar o ciclo de produção e permitir a expansão da piscicultura”, afirmou Murilo.

Quando estiver pronta, a unidade vai receber o peixe dos produtores, fazer a limpeza, embalar e armazenar o pescado. Terá capacidade de processar 5 toneladas de peixe.

Estão sendo investidos na obra quase 1,1 milhão em recursos federais e contrapartida da prefeitura. O frigorífico fica em uma área de 35 mil hectares, também doada pelo município.

Murilo informou que foi retomada a obra da primeira etapa, que inclui a cobertura do prédio do setor administrativo e o início da construção do abatedouro. As próximas etapas são os setores de limpeza e armazenamento do peixe abatido. “Vamos continuar nosso trabalho para construir essa unidade e dar a segurança que os piscicultores precisam para produzir peixe”.

O presidente da Cooperativa MS-Peixe, André Luiz Melhorança, que falou em nome dos produtores, agradeceu ao prefeito pela retomada da obra do frigorífico. “Fico até emocionado ao ver a retomada de um sonho de dez anos”, afirmou ele.

Segundo André Luiz, a unidade vai beneficiar principalmente o pequeno piscicultor. “Muitos pequenos produtores de peixe paralisaram as atividades porque não conseguem vender a produção. O grande tem como vender em outros locais, mas o pequeno não tem outra saída a não ser parar de produzir”, afirmou.

André Luiz afirmou que o setor de piscicultura da região de Dourados tem capacidade de triplicar a produção quando a partir do momento em que o frigorífico entrar em operação. “Sabemos que essa é a primeira etapa e que o caminho a ser percorrido é longo, mas a MS-Peixe é parceira da prefeitura na construção desse sonho”.

Falando em nome da Câmara Municipal, o vereador Dirceu Longhi avaliou que a retomada da obra, anunciada pelo prefeito, vai incentivar os produtores e fortalecer o setor. “É um sonho sendo realizado”.

Ritmo normal O prefeito Murilo Zauith aproveitou o evento para falar do trabalho que está sendo feito para reconstrução da cidade.

Ele citou a viagem a Sertãozinho (SP) para divulgar o Projeto Polo de Serviços do Setor Sucroenergético e anunciou que oito empresários paulistas já demonstraram interesse em conhecer o potencial de Dourados nesse setor.

Murilo falou ainda dos projetos que entregou no mês passado em Brasília, somando quase meio bilhão de reais em investimentos. “Pedimos o apoio da bancada e vamos continuar trabalhando para liberar os recursos para esses importantes projetos”, disse o prefeito.

“Dourados volta a ter um ritmo normal de vida. Isso é importante, que todos tenham um ritmo normal. A cidade voltou a ser respeitada e os políticos daqui que têm mandato agora andam de cabeça erguida porque todos estão cumprindo o seu papel constitucional e ajudando a reconstruir Dourados. Hoje os empresários sabem que a administração municipal respeita o cidadão, respeita os impostos arrecadados”, declarou Murilo.

Estavam presentes no lançamento da obra o presidente da Câmara Idenor Machado, os vereadores Diceu Longhi, Pedro Pepa, Juarez do Esporte, Alberto Alves dos Santos e Albino Mendes, o presidente do Sindicato Rural Marisvaldo Zeuli, representantes de entidades e piscicultores.

Morre menina de 11 meses ferida após carro da família capotar em rodovia
Sofia de Almeida Flores, de 11 meses de vida, morreu na madrugada de hoje (5) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, após ficar ferida em acidente oc...
Homem de 33 anos é morto com golpes de facão e foice em fazenda invadida
Um homem de 33 anos foi morto a golpes de facão e de foice durante uma briga envolvendo índios na fazenda Novilho, município de Caarapó, a 283 km de ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions