A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

22/10/2013 09:37

Mutirão concede documentos a trabalhadoras rurais de 3 cidades de MS

Thais Leitão, da Agência Brasil

 Agricultoras familiares de Mato Grosso do Sul poderão tirar documentos como Carteira de Trabalho, de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e se inscrever no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a partir de hoje (22), durante os mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural.

Veja Mais
Ônibus colide em carro, arranca duas árvores e só para ao bater em muro
Dois homens são presos por suspeita de estupro de adolescentes

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a ação ocorrerá até o fim da semana nos municípios de Mundo Novo, Eldorado e Angélica. A pasta espera contemplar, nessas cidades, aproximadamente 600 mulheres durante três dias.

De acordo com o MDA, os mutirões são preferencialmente voltados para trabalhadoras rurais, que, em geral, não têm acesso à documentação e, por isso, não são atendidas por determinadas políticas públicas. Homens e crianças, no entanto, também podem participar da ação.

A pasta ressalta que retirar esses documentos é o primeiro passo para o exercício da cidadania, já que com eles as mulheres podem acessar diferentes políticas públicas, como aposentadoria e auxílio maternidade, além de políticas que auxiliam suas atividades produtivas no meio rural.

Pelo cronograma do ministério, Mundo Novo recebe o programa nesta terça-feira (22); amanhã (23) é o dia do município de Eldorado e, na sexta-feira (25), a ação ocorrerá em Angélica.

Até o ano passado, mais de 30 mil documentos foram emitidos em Mato Grosso do Sul, sendo 28 mil mulheres atendidas em 125 municípios. Em 2013, 4,5 mil documentos foram expedidos e 2,7 mil mulheres beneficiadas. Outros estados também receberam a ação este ano, como o Pará, o Ceará e Mato Grosso.

Criado em 2004, o Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais faz parte do Programa Territórios da Cidadania, do Plano Social Integrado de Registro Civil de Nascimento e Documentação Civil Básica, e do Pacto de Redução das Desigualdades Regionais do governo federal.

Dois homens são presos por suspeita de estupro de adolescentes
Dois homens foram presos por estupro de vulnerável em Laguna Carapã, 287 km de Campo Grande. Eles têm 28 e 24 anos e teriam tido relação sexual com a...
Dupla armada invade madeireira e rouba dinheiro do pagamento de funcionários
Dois homens armados invadiram uma madeireira e roubaram R$ 15 mil por volta das 15h30 de ontem (9) no Distrito Industrial de Dourados - distante 233 ...
Homem tem carro roubado por assaltantes armados na MS- 289
Assaltantes armados renderam o condutor de um veículo modelo Vectra e roubaram o carro por volta das 23h desta sexta-feira (9) na MS-289, em Amambai ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions