ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Mutirão contra dengue vistoria 757 imóveis e encontra 22 focos de mosquito

Helio de Freitas, de Dourados | 28/12/2015 14:31
Agente de saúde vistoria terreno durante mutirão no Jardim Santa Brígida (Foto: Eliel Oliveira)
Agente de saúde vistoria terreno durante mutirão no Jardim Santa Brígida (Foto: Eliel Oliveira)

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Dourados, a 233 km de Campo Grande, divulgou nesta segunda-feira (28) o resultado do mutirão contra a dengue realizado semana passada no Jardim Santa Brígida, bairro da região norte da cidade.

De acordo com a coordenadora do CCZ, Rosana Alexandre da Silva, o trabalho feito por agentes de saúde, agentes de endemias e com reforço de equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbano, vistoriou 757 imóveis. Outros 170 foram encontrados fechados, por isso não foi possível fazer as ações nos quintais.

Nas casas em que os agentes estiveram foram encontrados 22 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zica vírus. “Demonstra, mais uma vez, que a população não faz a sua parte, porque em todo o mutirão encontramos focos do mosquito”, afirmou Rosana.

Com apoio de máquinas, roçadeiras e caminhões da Secretaria de Serviços Urbanos, o mutirão fez a roçada de 16 terrenos particulares. O serviço será cobrado dos proprietários, que terão de pagar também a multa, aplicada com base na Lei da Dengue. O serviço de limpeza também foi feito na Escola Municipal Armando Campos Belo.

Na semana anterior, 1.800 imóveis tinham vistoriados no Grande Água Boa, uma das regiões mais populosas da cidade. Foram 57 focos do mosquito encontrados nas residências.

Com quase 1.500 casos de dengue registrados neste ano em Dourados, o CCZ elabora na semana que vem o Liraa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti).

“O Liraa vai apontar as regiões com maior infestação do transmissor e serão nesses locais que vamos concentrar os mutirões em janeiro”, informou Rosana.

Nos siga no Google Notícias